sexta-feira, 27 de setembro de 2019


SONHO DE MOTORISTA


O meu sonho como motorista é instalar em cima do meu carro um alto falante que seria interligado a um microfone no seu painel, para amplificar as seguintes recomendações aos outros motoristas à minha frente: Não jogue lixo pela janela! Respeite o ciclista! Veículo lento é pela faixa da direita! Dá a vez a esse carro que quer entrar em nossa faixa! Deixa o pedestre atravessar! O limite dessa lombada eletrônica é 40 e não 20! O sinal já abriu! Não façam fila dupla! Não fechem o cruzamento! Largue esse celular! Quem para no meio de uma rampa não usa freio de mão! A noite, quando o motorista de trás pisca a luz de alerta é para que você saia da frente dele! A cachaça ainda mata um... Desse! Volta para o curso da auto-escola! A minha esposa, porém, desfez este meu sonho, quando previu que caso ele se concretizasse eu não viveria mais dois dias, pois algum desses motoristas que foram aprovados indevidamente pelo DETRAN já teria me matado. Às vezes eu acho que se um filho menor de idade de um desses motoristas “barbeiros”, que já tem estas instruções de trânsito na escola, estivesse segurando a direção do carro do pai e ajudando-o a conduzi-lo, não haveria tanto engarrafamento veicular.

Mas, esse alto falante também seria útil para criticar aqueles pedestres que atravessam as pistas fora da faixa e caminham pelas vias de tráfego, ao invés de usar as calçadas, arriscando as suas próprias vidas e as dos motoristas. Ao caminhar por onde moro, observei um cão que vinha preso pela coleira, puxando a sua dona para cima da calçada e mais adiante dois cães sozinhos, também andando por cima da calçada e ao atravessarem a via olharam para todos os lados, verificando se não vinha algum carro. Será que os animais são mais sensatos que o ser humano? Outro dia, duas moças vestidas com roupas de academia, vinham em direção ao meu carro, pela pista de rolamento, se considerando as gostosonas do “pedaço”. Reduzi a velocidade, mas não desviei delas para ver as suas intenções. Obrigatoriamente elas subiram à calçada e com cara de poucos amigos me chamaram de dono da rua. Eu abaixei o vidro da janela e perguntei se elas queriam trocar os locais de condução comigo, eu andaria com o veículo por cima da calçada e elas continuariam a usar a pista (?). Tratando deste assunto de direitos e deveres dos condutores de veículos, existe uma música gravada por Lenine chamada “Rua da Passagem (Trânsito)”. Confira acessando o link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário