quinta-feira, 26 de setembro de 2019


Acontece nas praças
Mesmo diante do progresso tecnológico e do modismo da nova geração, um costume que não modifica e não morre nunca, mantendo ainda a essência do seu romantismo é o que acontece nas praças das cidades do interior e até daquelas localizadas nos centros das grandes metrópoles. Nas praças ainda observamos tudo o que acontecia há cem anos, ou seja, pessoas conversando ou namorando, sentadas nos seus bancos de madeira ou de cimento; adolescentes levando os seus animais para dar um passeio; trabalhadores aproveitando a hora do almoço, durante o intervalo do expediente, para dormir ou papeando com os colegas de trabalho; crianças brincando; os mais sensíveis escutando o canto dos pássaros que habitam o lugar; famílias fazendo piqueniques (se vê isso mais em outros países); os viciados em redes sociais, conferindo em seus telefones celulares as últimas mensagens (esta prática antigamente se restringia a atualizar as anotações no caderninho do diário); idosos lendo os seus jornais ou livros.
Porém, uma prática que eu ainda não tinha visto, sendo desenvolvida na Praça Chora Menino no Bairro da Boa Vista no centro do Recife, aconteceu de forma inusitada ontem, chamando a minha atenção. Um senhor idoso com o seu radio de pilha, cuja potência de som se assemelhava a um micro-system, ouvia uma música antiga do tempo do movimento da “Jovem Guarda”, comanda por Roberto e Erasmo Carlos, e cantava a todos os pulmões, acompanhando com a sua voz, a canção “Escuta meu amor”, que foi gravada pelo cantor Ronnie Von, o qual ficou conhecido também pela a sua invejável cabeleira, segundo conta Roberto Carlos. Como eu também faço isso, quando estou lavando o carro ou limpando a casa, ou seja, fico imitando as vozes dos cantores das músicas que executo no sistema de som do carro ou do DVD (acreditem se quiser, mas já imitei até a voz do cantor Jessé), fui até perto daquele descontraído cidadão e terminei de cantar esta bonita música com ele, ajudando a ele a dar uma “banana” para o mundo violento e para o ridículo. O mesmo ficou espantado e me perguntou se eu também curtia os tempos áureos da MPB. Respondi que sim e relacionei os artistas que fez sucesso naquela época, dos quais eu era fã. Para quem nunca ouviu a música “Escuta meu amor” e para aqueles que querem relembrá-la, é só clicar no link abaixo para ver e ouvir o seu clipe que foi postado no youtube por Rosangela Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário