quarta-feira, 11 de setembro de 2019

ESTÃO VOLTANDO AS FLÔRES

Parece que agora as chuvas finas e constantes do inverno estão diminuindo o seu volume a cada dia. Está se aproximando a primavera que é a estação das flores. Muita gente prefere o calor do sol que o tempo sombrio do frio e das chuvas. Mas muitas pessoas fazem do frio um turismo. Curtir neve e as madrugadas das baixas temperaturas para mim nunca foi lazer. Prefiro curtir muito calor e as águas translúcidas e mornas do mar das nossas praias em Pernambuco. Há quem reclame do calor, mas nada melhor do que ele para nos dar motivo de nos refrescarmos em nossos rios e cachoeiras de águas frias. Pelos campos e ruas das nossas cidades as flores brotam do chão, até mesmo aquelas que não plantamos. Onde moro existem as flores mais inteligentes do mundo que nascem até de dentro dos muros e das calçadas. Elas só abrem as suas pétalas quando o sol começa a esquentar o tempo ao redor, mas se chover, imediatamente elas as fecham para que a água da chuva não as arranque. Quando escurece, elas sabem que já é noite e está na hora de dormir, e novamente fecha as pétalas.
Existe uma antiga música que fala sobre a volta da estação das flores e que foi gravada por Dalva de Oliveira e pela voz de veludo do Emílio Santiago. A sua letra é a seguinte: “Vê, estão voltando às flores / Vê, nessa manhã tão linda / Vê, como é bonita a vida / Vê, há esperança ainda / Vê, as nuvens vão passando / Vê, um novo céu se abrindo / Vê, o sol iluminando / Por onde nós vamos indo”. Geralmente quando alguém dá o seu último suspiro, os familiares costumam enfeitar a urna funerária com flores caras e perfumadas. Eu vou deixar os parentes cientes de que prefiro a ornamentação com as aludidas flores inteligentes que achamos em cada recanto da rua. Suas pétalas são brancas com o núcleo amarelado. Acesse o vídeo abaixo para ouvir "ESTÃO VOLTANDO AS FLORES".



Mas a música que fala de algumas espécies de flores é “RANCHO DAS FLORES” do poeta, compositor e cantor Vinicius de Moraes, cuja letra é: “Entre as prendas com que a natureza /Alegrou este mundo onde há tanta tristeza / A beleza das flores realça em primeiro lugar / É um milagre do aroma florido / Mais lindo que todas as graças do céu / E até mesmo do mar / Olhem bem para a rosa / Não há mais formosa / É flor dos amantes / É rosa-mulher / Que em perfume e em nobreza / Vem antes do cravo / E do lírio e da Hortência / E da dália e do bom crisântemo / E até mesmo do puro e gentil malmequer / E reparem no cravo o escravo da rosa / Que é flor mais cheirosa / De enfeite sutil / E no lírio que causa o delírio da rosa / O martírio da alma da rosa / Que é a flor mais vaidosa e mais prosa / Entre as flores do nosso Brasil / Abram alas pra dália garbosa / Da cor mais vistosa / Do grande jardim da existência das flores / Tão cheias de cores gentis /E também para a Hortência inocente / A flor mais contente / No azul do seu corpo macio e feliz / Satisfeita da vida / Vem a margarida / Que é a flor preferida dos que tem paixão / E agora é a vez da papoula vermelha / A que dá tanto mel pras abelhas / E alegra este mundo tão triste / No amor que é o meu coração / E agora que temos o bom crisântemo / Seu nome cantemos em verso e em prosa / Porém que não tem a beleza da rosa / Que uma rosa não é só uma flor / Uma rosa é uma rosa, é uma rosa / É a mulher rescendendo de amor”. Aguardemos, portanto, com ansiedade, o dia 23 de setembro, quando se inicia a PRIMAVERA, logo depois do Dia da Árvore que é comemorado em 21 de setembro. Portanto, vamos cultivar as flores e plantas para não faltar para os nossos descendentes. Enquanto isso, vejamos o vídeo agora desta belíssima letra do Vinicius de Moraes que foi musicada por Sebastian Bach e gravada por Fagner, clicando no link abaixo:



2 comentários:

  1. A primavera,estação das flores,é uma estação linda!!! Muito boa lembrança do saudoso Emílio Santiago.

    ResponderExcluir