quarta-feira, 18 de setembro de 2019

A SANDÁLIA unissex da anitta

Unissex no mundo ocidental moderno e em algumas outras regiões do mundo refere-se a coisas (vestuário, penteados, etc.) que podem ser usados indistintamente por ambos os sexos. O termo foi criado na década de 1960  e é de uso informal. Embora o prefixo uni- provenha do latim unus significando "um", o termo parece ter sido influenciado por palavras tais como unidos e universal, significando que uni- tem o sentido de compartilhado. Neste sentido, pode ser definido como compartilhado por ambos os sexos. Cabeleireiros e salões de beleza que servem tanto a homens quanto a mulheres são frequentemente citados como unissex. Porém, ainda existem produtos que mesmo sendo dirigidos a um determinado sexo, também é cobiçado pelo sexo oposto, sem que seja considerado unissex.
Certa vez eu vi a propaganda de uma linda camisa na televisão advinda de uma loja chamada “Lady Eva” (moda evangélica). Na época essa loja se localizava no shopping Costa Dourada no Cabo de Santo Agostinho. Desloquei-me de Olinda para lá, junto à esposa, e chegando nessa loja pedi à atendente que descesse da prateleira a camisa que eu tanto admirava pelo meu televisor. Ela sorrindo me revelou: “Senhor, esta ai não é camisa. É uma blusa e ainda tem pinças nos dois lados para delinear a cintura da mulher”. A frustração foi grande e para não perder a viagem, comprei-a para a esposa, além de um par de sapatos para mim. De outra vez avistei um lindo par de sandálias da marca Ipanema na bodega onde faço as compras semanais. Ainda perguntei ao bodegueiro se as mesmas eram para mulher ou para homem. Como ele respondeu que não sabia, eu comprei e passei a usá-las em ocasiões especiais. Tamanho foi o susto quando a minha esposa me disse que viu a cantora Anitta fazendo propaganda dessa bonita sandália, direcionada ao uso feminino. Clique no vídeo abaixo para vê-la cantando a música do filme "Uma linda mulher" em forma de propaganda da Ipanema 



Como achei o seu bonito design diferente de outras sandálias e seguindo aquela tradição que homem veste azul e mulher veste rosa, continuarei a usar essa “sandália da Anitta”, pois a minha é da cor masculina (segundo dizia a vovó). Porém, hoje isso é uma bobagem, uma vez que nos lugares aonde vou ninguém nem nota que estou usando uma marca feminina de sandália. Já foi o tempo em que os amigos ao redor se importavam muito com esses detalhes. Antigamente, quando as pessoas ainda não aproveitavam qualquer brincadeira para denominá-la de “ofensa” no sentido de ganhar indenização por danos morais, se estivéssemos usando algum produto que lembrasse um artigo feminino, algum amigo perguntava: “Na loja onde tu compraste este produto, tinha para homem?”. Eu sempre respondia: “Tinha, mas acabou. Este foi o último”. Mas, acredito que como eu, deva existir homem com a alma feminina sem que isso fira o seu lado masculino. O compositor e cantor Pepeu Gomes já gravou uma música que fala sobre essa dualidade. A canção intitula-se “Masculino e Feminino”. Confira abaixo, dando um clique em cima do link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário