quinta-feira, 5 de setembro de 2019

A filha de Dominguinhos e o retrato da vida

A primeira vez que eu vi uma apresentação da cantora Liv Moraes foi num show de gravação do DVD do seu pai, Dominguinhos, no maior teatro ao ar livre do mundo em Nova Jerusalém, Fazenda Nova, distrito do município de Madre de Deus em Pernambuco, onde é encenada anualmente a mundialmente conhecida Paixão de Cristo com atores da Rede Globo e outros. Foi um momento mágico, com mesas forradas com toalhas brancas, ao ar livre, sob um céu estrelado e a luz da lua cheia, num clima de ar condicionado pelo frio do lugar à noite. Liv cantou a música de autoria do seu pai e de Djavan “RETRATO DA VIDA”. A voz dela modaliza o percurso do estado da paixão presente na letra. As tensões internas do sujeito lírico presente em sua estrofe são transferidas docemente para a voz terna que canta lenta e continuadamente: “Esse matagal sem fim / Essa estrada, esse rio seco / Essa dor que mora em mim / Não descansa e nem dorme cedo...”. A voz de Liv é acompanhada pela sanfona melancólica de Dominguinhos, ajudando a retratar a vida sofrida do personagem da canção que depende da vida do outro: “Deus no céu e você aqui / A esperança é quem me abriga”. A lírica do amor romântico normatiza e universaliza a mensagem da canção: “O teu beijo em meu destino / Era tudo o que eu queria / Ser teu homem, teu menino / O ser amado de todo dia”.
A Segunda vez que vi Liv cantando foi no Clube da Associação Pernambucana de Servidores do Estado – APSE em Candeias – Jaboatão dos Guararapes, contratada por mim para participar junto ao cantor e sanfoneiro Cezinha de uma homenagem ao seu pai, Dominguinhos. No seu repertório não constava “Retrato da vida”. Quando ela ia se despedindo do público, eu pedi para ela voltar e cantar a minha canção preferida através da sua mansa e pausada voz, oportunidade em que lhe revelei que eu estava presente naquela noite que nos proporcionou um deleite indescritível. Mesmo sem ter ensaiado com a banda ela cantou essa canção até o fim, sendo aplaudida de pé. Para a minha surpresa no sábado passado ela participou do Quadro “Shadow Brasil” do Programa Raul Gil no SBT e estará retornando a se apresentar às 17 horas do dia 7 de setembro, junto a excelentes cantores profissionais e grandes intérpretes da MPB e da música internacional. Veja abaixo a apresentação da Liv quando na oportunidade ela estava esperando bebê. No clipe postado no youtube por Rafael de Deus, ela está finalizando a música “Anjo Querubim” do Petrúcio Amorim e em seguida canta “Retrato da Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário