sexta-feira, 13 de setembro de 2019


Unidos para sempre
 

Segundo reportagens na mídia neste ano de 2019, as mulheres brasileiras dedicam duas vezes mais tempo que os homens em afazeres domésticos e cuidados com outras pessoas do lar. Em 2018, elas dedicaram 21 horas semanais, enquanto os homens 11 horas. Nos anos 60, essa proporção deveria ser em torno de 97% do tempo dedicado aos afazeres do lar pelas mulheres e somente 3% pelos homens, mesmo assim eles só voltavam às suas atenções para a parte estrutural da moradia, como consertar telhados e torneira vazando, pintura da casa, etc. Mas, naquela época eu já assistia ao meu pai ajudando a minha mãe em algumas tarefas. Por exemplo, enquanto ela preparava um delicioso cuscuz, ele ralava o coco seco para extrair o seu leite e assim ensopar essa iguaria.
Por isso, assimilei que sendo o lar dos dois, ambos têm que se dedicar aos seus afazeres em proporção igual. Lá em casa quem cuida de colocar a roupa na máquina de lavar, estendê-la e engomá-la sou eu, além de cuidar de uma parte da limpeza. A esposa, cozinheira de “mão cheia” de forno e fogão, prepara os alimentos, lava as louças e higieniza o piso da casa e do banheiro. E quando eu vou para os sítios dos nossos parentes, gosto de lavar as roupas batendo-as nas pedras, engomá-las com ferro à brasa, fazer o fogo à lenha e levar o jacaré de estimação para passear. Falando nisso, certa vez anunciei que o dono desse sítio das fotos queria uma companheira, não apareceu uma. Que bando de mulheres preguiçosas (rsrsrsrs...).


















Falando nesse assunto, atualmente as famílias só preparam os seus filhos para uma formação didática. Quase ninguém pensa em prepará-los para uma vida a dois que terão no futuro. Os pais não ensinam aos filhos a cozinhar e a realizar outras tarefas do lar, colaborando assim para a infelicidade deles no casamento. Nesse caso, os casais jovens só pensam em namorar, realizar passeios, curtir motéis, cinema, e procuram fazer um casamento pomposo para causar boa impressão aos convidados. Mas quando eles juntam os “panos de bunda”, como dizia a minha avó, a coisa muda de figura. Sem dinheiro suficiente para contratar uma empregada, a casa poderá virar um “campo de guerra”, pois nenhum dos dois sabe cozinhar e não estão dispostos a cuidar dos afazeres do lar.  Eu já vi esse filme (e muito) por ai.












Portanto, quando os meus netinhos vão lá para a minha casa, além de brincar com eles, eu peço a ajuda dos mesmos para tirar a roupa do varal e outras tarefas leves para eles já irem se acostumando com essas atividades também.  A mãe deles faz o mesmo. Falando em mulher e homem que não querem fazer nada em casa, tem uma música engraçada chamada “VÁ MORAR COM O DIABO” que a Cássia Eller gravou e eu mostro no clipe abaixo que extrai do youtube. Eu dedico ela aos preguiçosos do lar e à mulher que não quer fazer nada, inclusive cozinhar. Cliquem na figura abaixo.

Um comentário: