terça-feira, 17 de setembro de 2019


A IMPORTÂNCIA DOS COLUNISTAS PARA OS FORMADORES DE OPINIÃO

Para você que gosta de estar sempre bem informado e não quer cair nas armadilhas mentirosas dos fake news, precisa ler jornais que não sejam também tendenciosos. Os jornais impressos de todo o mundo têm suas seções onde jornalistas refletem sobre os mais diversos assuntos expondo suas opiniões, são os chamados “colunistas”. Muitos atravessaram os novos tempos incólumes com estilo inconfundível e qualidade impecável. A internet também é um fator positivo para os colunistas, pois ela está forçando uma natureza mais analítica dos jornais impressos, já que sua instantaneidade dá conta e melhor do texto noticioso. Bons jornais, que pretendem a pluralidade, precisam de articulistas, de preferência, mas não necessariamente jornalistas. Gente que não opine por opinar, mas que faça leitura e interpretação do que os fatos sugerem e muito, na maioria dos casos, do que os fatos “ocultam”, que num primeiro olhar pode passar despercebido (e isso Igor Maciel do Jornal do Commercio faz muito bem). Dispensável dizer que os colunistas precisam de “estofo” intelectual e humanista, além do texto que não basta ser bom, mas um texto que tenha “assinatura”, estilo, autenticidade. Articulistas/colunistas são imbuídos de uma grande responsabilidade: formar opinião pública e despertar a criticidade de seus leitores.
No Jornal do Commercio, encontramos bons colunistas e autores de artigos semanais que estão inseridos nesta avaliação. Nomes como Cláudio Humberto, Fernando Castilho, Igor Maciel (já citado), José Teles, José Paulo Cavalcanti Filho e Ronnie Duarte, fazem a diferença deste para outros jornais. E tem ainda a coluna “Voz do leitor” sob o comando de Amanda Azevedo, onde os leitores e missivistas expõem as suas opiniões sobre assuntos diversos. Alguns deles lêem as minhas crônicas escritas no meu blog de segunda a sexta feira. Inclusive, ontem, Raimundo Carrero me revelou que o desprezo à polpa do coco verde não é um ato de burrice somente do nordestino, pois em Las Vegas também se verifica isso. Já o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho tem insistido para que eu escreva um livro, mas como o meu intuito não é comercial, uso este meu “Livro dinâmico” onde contém fotos, gifs e clipes musicais para expor as minhas opiniões de segunda à sexta feira sobre temas diversos. Como disse o advogado e ex-presidente da OAB Pernambuco em seu artigo do dia 14/09, Ronnie Duarte: “Verdadeiramente bem sucedido é o indivíduo que consegue seguir em paz, ver a riqueza das coisas mais simples e, sobretudo, ser feliz”. Dentro dessa simplicidade eu fico contente por estar mesmo inserido no prognóstico do que disse o meu signo (câncer) no dia 15/09: “Momento de boa sintonia com a sabedoria intuitiva. Há um sentimento de compreensão ampla a respeito das pessoas. Você se comunica com excessiva ênfase e imposição”.
Pela internet também podemos acompanhar as notícias fidedignas nos blogs de jornalistas de renome, como o do poeta, escritor e jornalista, Robson Sampaio, que possui boas fontes de notícias que lhe fornecem matérias onde muitas vezes não encontramos nos jornais. Mais o importante é ler e escrever para desenvolver o raciocínio lógico, a forma adequada de escrever e interpretar o que lê. Com isso podemos melhorar a nossa desenvoltura nos concursos públicos. Com o meu blog, eu tenho alcançado vários tipos de público, com uma quantidade regular de acessos a ele, considerando que não se trata de um noticiário e sim pensamentos isolados de uma pessoa. Ontem completei trinta crônicas, com uma média de mais de trezentos acessos por crônica, ou seja, nove mil acessos até agora, considerando ainda àqueles leitores que estão em outros países.
Crônicas do Cláudio Melo
16/09/2019
Entrada Visualizações de página
Brasil 324
Estados Unidos 15
Alemanha 5
Argentina 3
França 3
Itália 3
Suíça 1
Camarões 1
Para encerrar, escolhi como fundo musical desta crônica, a música “Pela internet” do Gilberto Gil. Dê um clique no link abaixo para ouvi-la e conferir a sua letra em Português e inglês: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário