sexta-feira, 29 de novembro de 2019

homenagem aos viajantes e a Nelson gonçalves
O grande imortal e saudoso cantor Nelson Gonçalves completaria 100 anos de idade em 2019 se estivesse vivo. Porém, ele ainda está vivo na lembrança daqueles que curtiram e ainda curtem as suas músicas. Algumas coincidências me fizeram fazer esta pequena homenagem para ele. Primeiro, por causa da nossa data de nascimento (21 de junho), pela qual tive o enorme prazer de receber este ano dezenas de belas mensagens de parentes, amigos e leitores das minhas crônicas. Inclusive, por coincidência, até no Beach Hotel Jacumã na Paraíba (simples, mas bom e barato) onde fui comemorar o meu aniversário, lá encontrei duas leitoras que eu nem conhecia, mas elas me reconheceram por causa da minha foto no meu Blog. O Segundo motivo é que os nossos pais tinham Manoel no nome. Por fim, tenho um pouco dos seus traços fisionômicos. Somando-se a isso, as músicas que ele gravou retratam alguns trechos da minha vida, as quais eu as acompanho desde a infância. Isso prova que preferência por determinadas músicas não depende da idade e sim do gosto musical, além dos ouvidos e sentimentos mais apurados.
A parte triste da história do Nelson Gonçalves é que ele, como muitos outros artistas de fama nacional e internacional, enveredou também pelo funesto caminho das bebidas e das drogas. A sua voz grave e penetrante tornava até as mais simples composições em sucessos. O interessante era que mesmo ele sendo gago, ao cantar não gaguejava. Ele cantava todos os estilos musicais com maestria e fez diversas parcerias que ficaram conhecidas até internacionalmente. Nelson foi o segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 81 milhões de cópias vendidas, ficando atrás apenas de Roberto Carlos. Como música tema desta crônica e numa HOMENAGEM A TODAS AQUELAS PESSOAS QUE GOSTAM DE VIAJAR, escolhi uma das mais belas canções já compostas até hoje no Brasil, intitulada VIAGEM, composta por Paulo César Pinheiro em 1963, quando ele tinha apenas 14 anos de idade. Como eu gosto muito de viajar com a esposa e os netos, relembrarei agora desta belíssima música na voz do Nelson Gonçalves, que por coincidência é a única que eu não tenho no meu acervo de CD e DVD. Veja a sua letra e as paisagens deslumbrantes mostradas neste clipe musical que capturei no youtube, e que foi postado por Erigilson Gonçalves. 

Um comentário: