segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Envelhecer... não é ESVANECER


Tenho lido muitos depoimentos dos amigos virtuais ou não no facebook, se lamentando porque envelheceram e assim não podem mais praticar algumas brincadeiras da infância e adolescência, como tomar banho de chuva, brincar de “esconde-esconde”, gangorra, rodar pião, pular corda ou academia feita com riscos no chão, jogar bola de gude, fazer castelos na areia e outras atividades que são menos monótonas e sedentárias do que ficar robotizados diante de um computador ou celular. Para essas pessoas eu tenho dito que a nossa idade não proíbe de continuarmos praticando essas brincadeiras que nos traz prazer e a satisfação de estarmos nesses momentos desligados de um mundo de maldades, violências e pensamentos negativos. E quem tem filhos pequenos ou netos, precisa ensiná-los a manter essas brincadeiras do tempo antigo e acompanhá-los nesse tipo de lazer e atividades físicas bem mais saudáveis para o corpo e a mente. Segundo o dicionário, entre outros significados, a palavra ESVANECER significa “Fazer com que algo desapareça, deixe de existir”. E a “criança” que existe dentro de nós nunca deixará de existir, enquanto vivermos.
Todos os finais de semana, por exemplo, eu me desligo de todos os contatos virtuais / telefônicos e me dedico por inteiro as tarefas do lar e também para brincar com os meus netos, de tudo ou mais daquilo do que foi relacionado acima. Uma dessas compositoras e cantoras inteligentes, e que tem bom gosto musical, gravou uma maravilhosa canção que quando a escuto me remete ao meu tempo de criança e adolescente, quando eu passava as minhas férias nos sítios e nas casas de taipa de chão batido dos meus primos. Um deles sempre foi mais do que um irmão para mim. E ainda hoje ele disponibiliza todos os domingos a sua casa, desta vez um palacete, para mantermos aquele mesmo espírito de brincadeiras, agora junto aos nossos netos, onde, ao invés dos rios de correnteza fria, tomamos banho em sua piscina de água morna. A cantora a que me refiro é KELL SMITH e a música é “ERA UMA VEZ”,aonde ela lembra que em qualquer situação, DÁ PRA VIVER!  Temos que aprender com as crianças a capacidade de estar sempre feliz, mesmo diante dos problemas. Confiram a letra da música abaixo.
 “Era uma vez / O dia em que todo dia era bom / Delicioso gosto e o bom gosto / Das nuvens serem feitas de algodão / Dava pra ser heroi / No mesmo dia em que escolhia ser vilão / E acabava tudo em lanche, um bom banho quente / E talvez um arranhão / Dava pra ver / A ingenuidade e a inocência cantando no tom / milhões de mundos e o universo tão reais / Quanto a nossa imaginação / Bastava um colo / Um carinho / E o remédio era beijo e proteção / Tudo voltava a ser novo no outro dia / Sem muita preocupação / É que a gente quer crescer / E quando cresce, quer voltar do início / Porque um joelho ralado / Doi bem menos que um coração partido Dá pra viver / Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau / É só não permitir que a maldade do mundo te pareça normal / Prá não perder a magia de acreditar / Na felicidade real / E entender que ela mora no caminho / E não no final / Era uma vez...”. Veja o seu clipe musical com a interpretação da sua autora KELL SMITH, clicando no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário