quarta-feira, 27 de novembro de 2019

PELA EXTINÇÃO DAS EMBALAGENS PLÁSTICAS

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada em 2008 por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa. Two Sides promove a produção e o uso responsável da impressão e do papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso. O papel, por ser proveniente de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável. Unir os interesses comuns da indústria da comunicação impressa e daqueles industriários que fabricam ou queiram fabricar embalagens e outros produtos de papel em substituição as embalagens descartáveis de plástico, pode garantir a segurança do meio ambiente agora e no futuro. 
Ainda existem padarias, como a Triunfo Gourmet localizada em frente à Praça Chora Menino em Recife que usa sacolas de papel para embalagem de pães e outros produtos. A padaria do supermercado EXTRA já aderiu também a esse tipo de embalagem. Esse exemplo deveria ser seguido por outras padarias, além de mercadinhos e supermercados, abolindo de vez as sacolas de plástico que causam muitos danos a natureza.  O governo por sua vez poderia não só proibir o uso do canudinho de plástico como também todo o tipo de material descartável fabricado a partir dessa matéria prima. Por outro lado, deveria incentivar as indústrias e os fornecedores de materiais plásticos para mudarem de ramo e passar a fabricar e comercializar embalagens e outros produtos descartáveis somente a base de papel.

Atualmente encontramos lojas que embrulham os produtos com papel decorado. Antigamente as farmácias só utilizavam folha de papel que vinha em bobinas para embrulhar os remédios, enquanto os supermercados e padarias só possuíam sacolas desse material personalizado com a propaganda do estabelecimento. Não é novidade para ninguém que o plástico, de forma indireta, está extinguindo a vida aqui na terra. Se não houver um freio na prática das pessoas em jogar esse material a ermo, ocasionando a obstrução das galerias de águas pluviais, causando enchentes nas grandes cidades, além de exterminar a vida marinha nos marés que estão repletos desse tipo de lixo, estaremos caminhando para o fundo do poço. Ou o governo criminaliza esse tipo de atitude e promove uma vigilância enérgica ou proíbe a fabricação de material plástico e incentiva as indústrias a mudarem de atividade. Caso contrário, o extermínio dos seres vivos em nosso planeta será fato com a ajuda também de outros tipos de poluição, já reclamados na música “XOTE ECOLÓGICO” que não deixa também de ser um protesto contra o assassinato do Chico Mendes, um antigo defensor da Amazônia contra a sua devastação. “Xote ecológico” foi gravado por Luiz Gonzaga no LP de vinil “Vou te matar de cheiro” em 1989, pela gravadora Copacabana. Então, já naquele tempo existia a devastação que continua até hoje e até agora ninguém tomou uma atitude definitiva contra esse extermínio lento da humanidade. Confira o clipe vídeo-aula desta canção na voz do Rei do Baião, acessando o link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário