quinta-feira, 28 de novembro de 2019


OS CASTIGOS DOS INIMIGOS DA LEITURA

Cinco em cada dez adultos brasileiros não freqüentam escola além do ensino fundamental, diz o IBGE. Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos, 29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas, são considerados analfabetos funcionais que possuem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras. No ENEM 2018, o número de candidatos a uma vaga na faculdade que teve a redação ZERADA foi assustador: 112.559 (cento e doze mil, quinhentos e cinquenta e nove) alunos CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO. Essa deficiência com a leitura e a escrita está atrelada ao fato de que boa parte dos brasileiros não gosta de ler. Existem pessoas que denotam até ter pavor da leitura. Eu que trabalho com o público que o diga. Quando eu distribuo panfletos com o anúncio de algum evento, tem gente que pergunta: “O que é que está informando aqui?”, com preguiça de ler. Tenho colegas de trabalho com alto cargo na empresa que corre da leitura como o diabo da cruz. Acho que isso já virou uma doença, uma espécie de epidemia. É inaceitável a pessoa não gostar de ler nada (livro didático, jornal, revista e até bula de remédio).
Mas os castigos para os inimigos da leitura não se restringe somente a não passar num concurso público ou nas provas dos seus cursos e vestibulares. Na associação onde trabalho, ou o sujeito lê o nosso Blog ou vai perder a sua viagem para as consultas médicas, uma vez que qualquer alteração no horário médico ou avisos de algum outro imprevisto está publicado lá. Antigamente eram muitos a voltar para casa, porém atualmente a maioria está adquirindo o hábito da leitura. Mas, o MAIOR CASTIGO QUE EU JÁ PRESENCIEI NA MINHA, sofrido pelos inimigos da leitura, foi num almoço em Goiânia – GO. A nossa associação levou uma delegação de funcionários públicos para um Congresso dessa classe, realizado nessa cidade. Chegando lá, fomos recepcionados com um almoço. No arroz colocaram um fruto cozido chamado PEQUI. Dentro dele existem muitos espinhos. Então, notei que em todas as paredes do refeitório estava afixado um aviso dizendo PARA QUE NINGUÉM O MASTIGASSE. Os inimigos da leitura não leram este aviso.
O resultado é que a cada dez minutos, passava por mim UM PERNAMBUCANO com a língua para fora da boca, cheia de espinhos em direção a uma ambulância para que a enfermeira tirasse os mesmos com uma pinça. Alguns ainda conseguiam falar, mas com a língua para fora. Eu nunca tinha visto algo igual. Isso ficou registrado no livro de reunião de diretoria da associação. Seria trágico, se não fosse cômico. Mas, dentre os inimigos da leitura, como também entre os analfabetos ou analfabetos funcionais (que não entende ou faz que não entende o que lê) existem aqueles que sofrem ou faz os outros sofrerem graves consequências que ocasionam  DELITOS E MORTES. Exemplos: Na igreja existem centenas de padres pedófilos que confundem o que Jesus Cristo recomendou: “Vinde a mim as criancinhas”; na praia de Boa Viagem em Recife, morreram e se acidentaram vários banhistas por pensar que uma placa mostrando a foto de um tubarão era para alisá-lo;  nas rodovias se acidentaram e morreram milhões de pessoas por confundirem velocidade máxima de 80 km/h, explicita nas placas, por 180 km/h; muitos políticos confundem o que o santo São Francisco de Assis recomendou: “É dando que se recebe”. Coitados dos nossos livros desprezados nas prateleiras das casas e das livrarias. Hoje, até um gato gosta mais de ler do que o seu dono, porém aderiu ao seu vício de linguagem.
O castigo mais recente para uma inimiga da leitura foi sofrido por uma PROFESSORA (?), associada da associação de classe onde trabalho. Ela requisitou um caminhão de mudanças (um dos nossos benefícios aos nossos associados) e, apesar da recomendação de ler as clausulas do contrato, nem leu a primeira recomendação de que seria da sua alçada a contratação de pessoas para desarmar os móveis e carregá-los para dentro do caminhão, como também ligar um dia antes para o motorista ou pelo menos atender ao telefonema dele para dirimir dúvidas quanto ao endereço dos que requerem esse serviço, o que não ocorreu nem de uma forma e nem de outra. Resultado: Ela só iria fazer a mudança no próximo ano, pois a agenda do caminhão está cheia até o final de dezembro. A salvação foi à benevolência do nosso motorista que agendou a mudança dela num horário de trabalho que não era o dele. Agora, o maior perigo para aqueles inimigos da leitura jamais encontrarem a cura para este tipo de “doença”, são as redes sociais que lhes tomam o tempo e a atenção, lendo curtos enunciados e vendo fotos de comida e mulher produzida ou seminua. Para eu arregimentar mais de 300 leitores por dia para as minhas crônicas tenho que “suar a camisa”, recomendando a um por um dos internautas que acessem o meu blog, enquanto a foto de um rosto e corpo bonito de uma mulher postado no Facebook em poucas horas alcança mais de duzentas curtidas. Os abobalhados ao que parece nunca viram uma mulher na vida. Quando eu era solteiro não perdia tempo SÓ OLHANDO. Quem me interessasse já chamava para passar um final de semana lá em casa. Como diz a letra de uma música dos TITÃS: “Só quero saber do que pode dar certo / Não tenho tempo a perder”. Para finalizar, já que eu falei também dos estudantes, eles precisam ouvir um conselho contido na letra de uma bela canção do Milton Nascimento, clicando em cima do link abaixo:

Um comentário: