quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ESTAMOS NO VERÃO OU NA PRIMAVERA?


Por causa do acentuado calor que está fazendo, muitos nordestinos estão achando que já estamos no verão e que ele sempre começa no dia 7 de Setembro, quando já se tornou tradição aquelas pessoas que só frequentam a praia uma vez por ano, juntar os parentes e partirem em busca de um banho de mar ou para ver o desfile cívico da sua cidade. Por isso é que nessa data as praias ficam lotadas de gente de todas as classes sociais, pois é um lazer ao alcance de todos. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, estamos na estação da PRIMAVERA que só termina no dia 22 de dezembro, quando, ai sim, começa o verão. Por enquanto, vamos curtindo a estação das flores, as quais já serviram algumas vezes de inspiração para os grandes poetas. Vinicius de Moraes compôs “O Rancho das Flores” onde em sua primeira estrofe diz“Entre as prendas com que a natureza / Alegrou este mundo onde há tanta tristeza / A beleza das flores realça em primeiro lugar / É um milagre do aroma florido / Mais lindo que todas as graças do céu / E até mesmo do mar”. Mas também é nesta estação que os surfistas pegam as suas pranchas e vão surfar nas ondas do mar revolto, mostrando as suas acrobacias.
Por sua vez, o nosso mundialmente conhecido compositor e cantor olindense, Alceu Valença, numa belíssima homenagem à primavera e às flores, gravou a belíssima música “PÉTALAS”, cuja letra é a seguinte: “As borboletas voam sobre o meu jardim / São cores vivas / Pousam sobre as onze horas / Nas rosas claras, violetas e jasmins / Um beija-flor traindo a rosa amarela / Beijou a bela margarida infiel / Papoula e dália estão cravadas de ciúmes / E o beija-flor beijando flores a granel / Pétalas, asas amareladas / Pétalas, espinho seco / Folha, flor, lagarta / Pétalas / As flores voam e voltam noutra estação / Só serei flor quando tu flores no verão”.
Num certo domingo ensolarado eu estava com parentes participando de um churrasco na casa de um primo e coloquei a minha caixa de som portátil na beira da piscina. Nadando entre aquelas águas mornas e ouvindo esta música do Alceu, a sensação de bem estar foi indescritível, enquanto os parentes que conversavam distante dali jamais poderiam mensurar a levitação dos meus sentimentos onde os sonhos conseguem alcançar. Ah! Se todas as músicas fossem imbuídas de pensamentos e sensações tão nobres, com temas que traduzem todo o êxtase de quem entende a essência do que existe de bom e belo na natureza. Nessa hora as minhas atenções ficaram divididas entre os netinhos que gritavam “Vovô vem brincar de pular na água” e o deleite dos meus ouvidos ao som daquela música que descrevia tão bem a beleza das flores fincadas em terra fértil que lhes deu a vida. Divido aqui com vocês esta linda canção, cujo clipe foi postado no youtube pela internauta Pamela Carvalho, enquanto desejo que o feriadão da Proclamação da República para você e os seus familiares seja  bastante  florido...  Clique no link para ver o clipe da música:

Um comentário: