quarta-feira, 28 de agosto de 2019


AS QUEIMADAS x mãos assassinas


Os presidentes dos países mais ricos, de forma mais sensata do que o posicionamento do presidente da França, constataram que as queimadas se verificam em vários países e não só no Brasil, e esses membros do grupo do G-7 (líderes dos países mais industrializados do mundo), reunidos na França, concordaram em nos dar uma ajuda financeira para combatê-las. Já a vontade do presidente francês, Emmanuel Macron, de usar as queimadas da Amazônia como justificativa para impedir o avanço do acordo comercial entre o MERCOSUL e a União Européia ficou só para ele, não tendo respaldo entre os demais desse grupo. Bem feito para a sua pretensiosa prepotência e também calote, uma vez que a França divulga que é signatária da Convenção do Clima, mas não paga sua parte no financiamento. Só houve acordo mesmo quanto à vontade de todos em apoiarem o reflorestamento da Amazônia, o que é louvável. Vamos ver se essa proposição vai florescer.
No momento o que deve ser feito é o que a Polícia Federal e as forças armadas brasileiras já estão fazendo. Além de debelar o fogo, combater as ações dessas pessoas que de forma consciente (criminosamente) e/ou inconscientemente (quando queimam o mato seco das áreas desmatadas para criar terras aráveis ou pastagens para o gado) cometem esses atos insanos de tocar fogo no mato e depois não procuram controlá-lo.  Ambas as ações trazem prejuízo para o meio ambiente, pois o fogaréu fica sem controle e devasta tudo o que encontra pela frente. Devemos lembrar também que somente 60% da Amazônia pertencem ao Brasil. O restante está dividido entre Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname e a Guiana Francesa, onde também ocorrem focos de incêndios. 

Deveria haver na medicina um tipo de transplante de cérebros de pessoas sensatas que tivessem morte súbita para essas pessoas que cometem danos à natureza, não só com queimadas, mas também poluindo o meio ambiente, ao jogar o lixo a ermo que termina sendo levado pela chuva até desembocar nos rios e mares, o que está ocasionando a devastação da fauna e da flora, ou seja, indiretamente, estão assassinando os seres vivos do nosso planeta. Enquanto não existir esse avanço tecnológico na área dos transplantes (brincadeira à parte) uma rígida punição aos infratores já seria de bom tamanho. Ao redor do muro da minha casa, nas duas ruas que as circundam, todos os dias eu apanho papeis de guloseimas, copos plásticos, garrafas pets vazias, etc. que as pessoas imundas e sem educação doméstica jogam ao passar por lá.

Eu acredito que uma música dos Titãs foi feita para esse tipo de gente quando sentencia: “CABEÇA DE DINOSSAURO / ESPÍRITO DE PORCO / PANÇA DE MAMUTE” (apesar de eu não saber se os dinossauros e os mamutes eram tão predadores assim da natureza como são os seres humanos). Como diz a última frase da mais recente modinha do JUCA CHAVES: “TROCAMOS OS CANDIDATOS / SÓ FALTA TROCAR O POVO”. Do youtube eu capturei a interpretação dessa música dos Titãs, junto aos Paralamas do Sucesso, os quais juntaram num evento histórico e apoteótico dois dos melhores bateristas brasileiros: João Barone e Charles Galvão que deram um show à parte, coisa difícil de ocorrer novamente num espetáculo ao vivo. Clique na figura abaixo para constatar as suas performances. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário