quarta-feira, 14 de agosto de 2019

DESTAQUE DAS MULHERES NA MÚSICA

Hoje, muito se fala em direitos iguais para homens e mulheres. Infelizmente, é um tema que já deveria ter sido resolvido há muito tempo, mas, mesmo que muito já tenha melhorado, ainda há um longo caminho a percorrer. Partindo para o mundo musical, as mulheres já mostraram que são (e muito) poderosas, contribuindo consideravelmente para a história da música. Até no rock, muitas mulheres já mostraram para os machos que elas podem ser tão boas ou até melhores que muitos roqueiros de plantão. No Brasil os ouvintes já estão saturados de tantas duplas sertanejas, cantores de brega, funk e outros ritmos, excetuando-se o rock onde temos pouca opção, principalmente quanto a interprete feminina. Rita Lee já se aposentou; Cássia Eller já morreu; e Pitty está mais para o “bregarock”. Portanto, quem gosta desse ritmo frenético e alegre está carente de uma boa roqueira no cenário musical nacional que tenha um timbre de voz diferenciado, tipo Brody Dalle que foi vocalista da banda americana The Distillers que acabou em 2006, e Amy Lee, vocalista do Evanescence.  Porém, eu estava assistindo ao programa The Voice Brasil na Rede Globo e fiquei pasmo com a apresentação de uma adolescente, antes com 14 anos e este ano completando 16, chamada Lúcia Muniz. Ela foi o grande destaque nas noites de suas apresentações. Demorei a acreditar que aquela voz era emitida pelas suas cordas vocais. Sua interpretação para as músicas “Moving On” e “Lonely Day” em anos diferentes foi algo de fantástico. Confira abaixo ela cantando “Moving On” quando tinha 14 aninhos.


Não sei o porquê de nenhum empresário do ramo até agora não ter aproveitado o talento dela para produzir um disco de rock e empreender uma tornê pelo Brasil com ela. Eu pagaria qualquer preço para assisti-la. A letra de “Lonely Day”, o segundo rock que ela interpretou, já com os seus 16 anos de idade, fala do medo de uma saudade quase infinita quando perdemos um ente querido para a morte. A sua tradução é mais ou menos a seguinte: “Um dia tão solitário / Ele é meu / O dia mais solitário da minha vida / Um dia tão solitário deveria ser banido / É um dia que não consigo aguentar / Um dia tão solitário não deveria existir / É um dia que nunca vou sentir falta / Ele é meu / E se você for / Eu quero ir com você / E se você morrer / Eu quero morrer com você / Pegar a sua mão / E ir embora / É um dia que estou feliz por ter sobrevivido”. Confira novamente a sua performance no rock postada no yotube com a sua brilhante interpretação para esta música e perceba a extensão vocal dela, clicando no link abaixo, e tire as suas conclusões:




Nenhum comentário:

Postar um comentário