sexta-feira, 16 de agosto de 2019

EXTRA - GILBERTO GIL - (1983)

O PEDIDO QUE NINGUÉM AINDA FEZ PARA DEUS

O planeta que o criador do universo deu para morarmos está sendo destruído aos poucos por nós mesmos. Devastação das florestas e poluição ambiental são as principais causas das drásticas mudanças climáticas do planeta que se acentuam a cada ano que passa e a natureza sempre dá o “troco” para a humanidade, só que multiplicado por mil. Se não houver uma imediata reversão dos índices de poluição, a fauna e a flora serão varridos do nosso planeta. Os religiosos pedem para o Senhor todo poderoso a proteção divina para que os predadores não consigam acabar com o mundo, atitude que muitos pensavam que seria decisão dele. Uns o chamam de Jeová, outros de Alá. Alguns dizem que Jesus Cristo seria o próprio Deus. Mas, poucos lembram o que foi dito: “Façam por si que eu farei por todos”. Então, se não estamos fazendo o “dever de casa”, de que forma ele fará por nós?


Mas, existe um pedido que acredito que ninguém ainda tenha feito para o nosso Senhor Deus. Eu tenho observado ao dirigir que em qualquer horário entre seis e dezenove horas o trânsito no Grande Recife está sempre engarrafado. Ninguém sabe o que os motoristas estão fazendo nas ruas e avenidas com os seus veículos fora da hora de ir ou voltar do trabalho ou de uma instituição de ensino. Esse povo parece que não gosta de usar os coletivos para os seus deslocamentos, nem nos horários em que os ônibus transitam vazios. Tem gente que sobe no carro até para ir a uma padaria da esquina da rua onde mora. Porém, verifiquei que nas primeiras horas da manhã, antes das seis, quase não há trânsito e o prazer de dirigir se faz mais presente. Por isso, em minhas orações sempre peço ao nosso Pai Maior que mantenha esse hábito dos terráqueos em não gostar de acordar cedo e também que não exista horário de aula e de trabalho de madrugada. E ele continua me atendendo, apesar de eu não seguir nenhum dogma religioso.
Se eu vou a uma praia distante, trabalhar ou viajar para o interior do Estado, sempre escolho esse horário maravilhoso em que boa parte da humanidade está dormindo. Dá até vontade de contratar para todos os pernambucanos, aquelas babás que cantam: “Dorme filhinho que a Cuca vem pegar...”. O interessante é que hoje o despertador falhou e eu, junto a esposa, aprontamos o café que sempre levamos para o trabalho e nos aprontamos também em 15 minutos, coisa que fazemos em uma hora. Até nisso ela passou no teste das coisas urgentes. Isso fez lembrar-me do filme “ESQUECERAM DE MIM”. Mas, voltando à contagem regressiva do fim do mundo, mesmo que paulatinamente, o compositor e cantor Gilberto Gil compôs uma melodia fazendo pedidos ao nosso Senhor Jesus Cristo ou Senhor Deus, como queiram alguns, chamando-o de “EXTRA”, onde suplica em uma das suas estrofes: “LIVRAI-NOS DESSE TEMPO ESCURO!” como também deseja: “ABRA-SE / CADABRA-SE / O TEMOR”. Noutra estrofe, diz esperançosamente: “RESTA UMA ILUSÃO!”.  Eu escolhi um dos vídeos dessa música postados no youtube por Iran Vasconcelos para mostrar para vocês. Cliquem no link abaixo para apreciar e refletir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário