segunda-feira, 19 de agosto de 2019

  LEMBRANÇAS DE UM PASSADO DISTANTE


Hoje (19/08) é o Dia Mundial da Fotografia. Ontem, 18 de agosto, o Museu da Cidade do Recife lançou o projeto “Leve História para Casa”, disponibilizando o seu acervo de fotos históricas em branco e preto, retratando costumes e patrimônios antigos da capital pernambucana. Nelas estão registrados costumes e paisagens, desde o início do século 20 até o ano de 1960. Os idosos que foram recordar aqueles bons tempos em que ainda se podia andar despreocupadamente pela cidade, além dos jovens curiosos por saber como era a vida dos seus pais e avós, puderam comprar algumas reproduções dessas fotografias a preços módicos.
Tinha fotos da Avenida Boa Viagem, quando só havia casas e nenhum edifício. No entanto podíamos observar que naquele tempo já existia congestionamento veicular, pois só havia uma faixa de rolamento de cada lado (mão e contra mão). Outra curiosidade estava exposta nas fotografias concernentes aos vestuários, masculinos e femininos da época, muito diferentes dos atuais. Com relação aos coletivos, além dos nostálgicos bondes, avistamos fotos de ônibus que eram movidos à energia elétrica, os famosos ônibus elétricos, os quais eram antipoluentes e silenciosos (seria uma boa opção para o nosso tempo barulhento e cheio de poluição).
Na minha casa eu possuo uma dessas fotos em branco e preto, mostrando a Pracinha do Diário, onde se pegava essa condução para o Derby e Casa Amarela. Emoldurei-a e afixei-a na parede para lembrar-me do dia em que também andei de bonde, no colo do meu pai, indo da Avenida Cruz Cabugá até Olinda Carmo, onde esse meio de transporte fazia o seu retorno. No Rio de Janeiro aqui no Brasil e em Lisboa, Portugal, os bondes ainda são utilizados como atração turística. Em nossa capital existe um bairro chamado “Recife Antigo” de onde a prefeitura extinguiu esse tipo de transporte coletivo, como também retirou os seus trilhos, atitude contrastante com a denominação do lugar. Sempre é bom recordarmos o passado, uma vez que ele faz parte da nossa história e dos nossos familiares mais idosos. Falando em retrato em branco e preto, existe uma música com esse título, composta por Chico Buarque. Confira na interpretação do MPB4 que esteve se apresentando no Recife no sábado passado, dia 17/08. Veja a letra desta canção, dando um clique na figura abaixo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário