segunda-feira, 26 de agosto de 2019

OXALÁ QUE CHOVA CAFÉ NO CAMPO


café pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Além disso, essa deliciosa bebida ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpoCafé geralmente melhora a memória, graças aos efeitos da cafeína sobre alguns dos neurotransmissores do cérebro. Mas, lembrem-se, apesar de trazer tantos benefícios, como tudo na vida, o café tem que ser consumido com moderação. É, mais a crise econômica está causando o seu desaparecimento da mesa de muitos brasileiros que estão na pobreza extrema e até no Ministério da Economia que anunciou um corte de gastos com estagiários, telefonia, insumos e até a compra de máquinas de café e em consequência aquele cafezinho que existe em todas as repartições públicas. O governo deveria cortar gastos também com as mordomias que existem em todos os seus Ministérios, uma vez que os seus funcionários percebem um gordo salário e têm condições de bancarem as suas despesas.
O café também deixou de ser servido gratuitamente em várias clínicas médicas, banco e em muitos outros estabelecimentos de atendimento ao público. Algumas clínicas adotaram aquela máquina de café que você tem que pagar por ele, ou seja, colocar uma moeda de cinquenta centavos ou um real e até três moedas de cinquenta centavos, para obter o cappuccino. Esse último é o meu preferido por ser muito saboroso. Mesmo diante dessa crise a Associação Pernambucana de Servidores do Estado – APSE continua oferecendo grátis o cafezinho para os seus associados, pela manhã e uma segunda rodada no turno da tarde. Porém, infelizmente, esse pretinho está faltando também na mesa de quem mais precisa. 
O compositor e cantor Juan Luis Guerra, gravou o desejo de muita gente do campo e das favelas com a música “OJALÁ QUE ILUEVA CAFÉ” (OXALÁ QUE CHOVA CAFÉ), onde também deseja mais fartura de outros alimentos e menos seca e fome, principalmente para quem tem DISPOSIÇÃO PARA O PLANTIO. Trata-se de uma salsa, cujo vídeo com a tradução foi postada por Etevaldo Pinto no youtube. Veja abaixo a letra da música e depois clique na foto para ouvi-la:
Tomara que chova café no campo / Que caia um aguaceiro de mandioca e chá / Do céu uma tasquinha de queijo branco / E ao sul uma montanha de agrião e mel / Tomara que chova café no campo Pentear uma alta serra / De trigo e cará / Descer pela colina de arroz graneado / E continuar o arado com seu querer / Tomara que o outono, em vez de folhas secas / Pinte minha colheita de torresmo / Semeie uma planície de batata e morangos / Pra que na realidade / Não se sofra tanto / Tomara que chova café no campo / Pra que na Vila Hidalgo ouçam esse canto / Tomara que chova café no campo / Pra que todos os meninos / Cantem esse canto / Tomara que chova café no campo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário