quinta-feira, 31 de outubro de 2019


A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA INSPIRAÇÃO


Através do seu Instagram, Marisa Monte fez a seguinte revelação para os seus fãs no primeiro semestre deste ano: “Queridos, depois desse período de expansão com direito a muitas viagens, shows e alguns novos, estou entrando em um período de trabalhos internos e vou ficar invisível por um tempo novamente. Durante esse período, vou promover um pouco de silêncio por aqui, para mim e para vocês. A vida, como a natureza, é feita de ciclos. Plantar, cultivar e colher. Vou cuidar do meu jardim e, assim que as flores surgirem novamente voltarei com um buquê maravilhoso para vocês. Um beijo pra todos! Até breve!”.
Veja o porquê das letras das músicas de Marisa Monte ser tão bem trabalhadas e cheias de boas mensagens, diferente de outros compositores e escritores que não saem de casa, não mudam de ambiente ou convivem em meio a ambientes barulhentos e agitados e querem que a inspiração caia do céu.  Ela sabe dar tempo aos seus sentimentos e captá-los junto às suas emoções, formando o conceito de suas experiências vividas, passada e presente, mergulhando nelas e organizando-as com o ritmo, a estrutura e a cadência das palavras para encaixá-las perfeitamente em uma melodia. Diferente daqueles compositores e escritores que para editar novos trabalhos apressados “enchem linguiças” com temas repetitivos e enfadonhos que muitas vezes só fazem explorar o sexo e denegrir a imagem da mulher, ainda ajudados por muitas delas que tornam esses lixos musicais em sucesso. Faltam-lhes criatividade, inspiração e assuntos novos para formarem as suas composições musicais e artigos. Como dizia um dito popular no tempo do disco de vinil que tinha gravações nos dois lados: “VIRA O DISCO!”.
Mas para mim e para a minha esposa não haverá pausa nenhuma. Quando sentirmos saudades da sua presença física e de suas músicas, recorreremos ao velho aparelho de DVD e assistiremos a Marisa Monte quantas vezes quisermos, cantando as suas belíssimas melodias, com o som amplificado pelas caixas acústicas do micro system acoplado ao televisor. A última vez que fomos vê-la ao vivo foi no Teatro Guararapes no Show “Verdade uma ilusão”,  onde os recursos áudio visuais também fizeram a diferença na beleza do espetáculo.

Porém, seja ao vivo ou através de uma gravação em DVD, assistir a Marisa cantando é como viajar em meio a um sonho bom quando estamos dormindo. Um bom exemplo é ouvir “PERDÃO VOCÊ”,  cuja letra é a seguinte: “Cores imagens / Cores / Originais / As flores demais / As cores e mais amores / Não me ensina a morrer / Que eu não quero / Há diferença abstinente / No prosseguir da gente / Sei que a tendência / Anda nas frestas / No decidir da mente / É como se perder de Deus / E eu não quero / Eu não quero me perder / Eu não quero te perder /Perdão / Você...”. Veja o clipe da música postado no youtube em 21/04/2008 por Lekasannyt: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário