sexta-feira, 11 de outubro de 2019

DIA DA CRIANÇA E o seu senso de observação

No dia 12 de outubro comemoramos o DIA DAS CRIANÇAS. Desde o nascimento, a  criança observa e examina  ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que ela não percebe não existem, e as que ela percebe, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso ela obtém sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque tem uma curiosidade impressionante, que a impele à ação, tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança  em relação à  natureza  e à sociedade. Por isso mesmo, as constantes perguntas utilizando o repetitivo: “POR QUÊ?” e "O que é isto?".

Embora o Dia da Criança seja assinalado em datas diferentes, dependendo do país em questão, a verdade é que, independentemente disso, esta é uma celebração com princípios comuns: os direitos universais das crianças e, claro, trazer-lhes um sorriso aos lábios com as inúmeras atividades e miminhos que marcam esta data por todo o mundo. No Brasil, o Dia da Criança é celebrado no dia 12 de Outubro, um feriado nacional que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. É comum as crianças receberem presentes nesta data! Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, em especial as que apresentam certa deficiência. Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros. Quem puder compre algum presente e dê para uma criança pedinte na rua. Isso não lhe deixará mais pobre e o sorriso dela será também o seu presente.
Estar ao lado de uma criança é viajar a um mundo que não existe maldade, violência, pensamentos e atos pecaminosos. E qualquer coisa, por mais simples que seja, como o caminhar de uma formiga ou o vôo de uma borboleta é festejada, como a chegada de um ente querido. Isso se torna num grande divertimento e então passamos a olhar o mundo à nossa volta de uma forma diferente, uma vez que voltamos a ser criança. Também aprendemos muitas coisas com ela. Seu senso de observação e criatividade muitas vezes se torna mais aguçado do que o nosso. Um pequeno exemplo é que eu estava com a minha neta de quatro anos (manequim de dez) nos braços dentro da água do mar. Notei que a aba do meu boné estava batendo no rosto dela. Então virei à aba para trás. Ela pegou o boné e o repôs na posição que estava antes, dizendo: “Não, vovô, quem usa assim é garoto!”. Indiretamente, me chamou de velho. Eu fiz um apanhado de clipes musicais no youtube, gravei em CD e DVD e distribui cópias com os meus quatros netos. Mostro aqui um deles que lembra justamente esse senso de observação e imaginação de uma criança com relação ao que uma formiga pode pensar sobre o que vê ao seu redor. A música se chama “A FORMIGA”, composição de Vinicius de Moraes, interpretada por Mariana Valdez de Moraes, neta de Vinicius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário