terça-feira, 29 de outubro de 2019

COMO ENCONTRAR UM GRANDE AMOr em pouco tempo


Ela estava colhendo dados práticos sobre um trabalho de conclusão de curso universitário, versando sobre a solidão. Lendo o Jornal do Commercio ela se deparou com alguns anúncios publicados nos classificados de anúncios pessoais / sociais de pessoas que existiam na época, querendo conhecer outras de sexo oposto para viver um grande amor. Ela ligou para todos (homens e mulheres) no sentido de entrevistá-los e saber os detalhes de suas atitudes e se aprofundar nos seus motivos pessoais para enriquecer o seu trabalho escolar. Eu fui um desses que publicou um anúncio querendo conhecer a minha “cara metade”. Lembro ainda que os exemplares dos jornais do domingo da nossa assinatura chegavam aos sábados à noite. Por isso, a partir das 21 horas dos sábados, eu já começava a receber as ligações pelo meu telefone residencial, das pretendentes que queriam me conhecer, porém, em sua maioria, só pretendia uma aventura e/ou um pagante das suas farras noturnas e praieiras. É por isso que muita gente ainda continua sozinha, por confundir o que pretende pelo que lhe é apresentado. Temos que levar a sério as (os) pretendentes e aquilo que pretendemos.
Ela ligou para me entrevistar num domingo pela manhã bem cedo. Quando me disse a sua intenção, eu fui brusco e lhe disse que eu não tinha colocado anúncio no jornal para ser mais um entrevistado de trabalho escolar, e enquanto estivéssemos conversando as pretendentes que ligassem para mim encontraria o telefone ocupado. Ela desligou o telefone e muitos anos depois me revelou o que pensou naquela hora: “Que homem ignorante! É por isso que está sozinho”. Para ela, este seria mais um motivo para a solidão de algumas pessoas, e assim acrescentou esse dado no seu trabalho de conclusão de curso. Como ela não costuma desistir facilmente do que pretende, no período da tarde do domingo seguinte, ela me ligou novamente e perguntou: “E ai, já se esgotaram todas as ligações de suas pretendentes? Posso lhe entrevistar agora?”. Eu dei uma tremenda gargalhada e a partir daí passei uns trinta dias por telefone enriquecendo o seu trabalho com a minha história dos meus amores frustrados, relatando os motivos como eu havia chegado àquele estágio de solidão.
Durante todo esse tempo ela me contou também detalhes do seu passado. Então constatei que aquela era uma mulher séria, guerreira, digna de se transformar numa grande esposa. Passei a ficar interessado em conhecê-la pessoalmente. Não para continuar com aquelas entrevistas, mas para ver se poderia surgir algo mais profundo entre nós dois. Ela disse que poderia ir até ao meu estabelecimento de trabalho quando se dirigisse para a faculdade. Quando a avistei, constatei o que tinha imaginado sobre ela, ao ler no seu semblante algo diferente de outras mulheres. Os seus traços faciais denotavam não aquela beleza frívola de algumas mulheres que só têm isso para oferecer, mas a mesma firmeza de caráter, misturada à rigidez e determinação nos pensamentos e atitudes, aliados a uma sobriedade incomum, existentes naquelas pessoas que são conscientes da sua capacidade de enfrentar os percalços da vida com bastante serenidade e fidelidade aos seus princípios. E ela, além de muito amor, me trouxe PRUMO para a minha vida, que significa entre outras definições: Prudência; tino, juízo. Esse tipo de semblante eu também vi estampado na semana passada no rosto do dirigente máximo do regime chinês, XI JIMPING, ao lado do nosso presidente Bolsonaro. No meu entendimento, a disciplina é aliada do progresso pessoal e social.
Quando começamos a namorar eu lhe fiz muitas cartas de amor, longas e com frente e verso, além das dedicações nos cartões natalinos que diziam algo parecido com a letra da música intitulada “OS PRESENTES” da grande cantora e compositora conhecida também em Portugal e na Alemanha, ELIANA PRINTES. A canção diz assim: “Que presentes te daria / Uma estrela vã do firmamento / Prá iluminar o vão do pensamento / Uma TV na garantia / Árvores plantadas no cimento / E o meu perfume na rosa dos ventos / Um novo ritmo / Cartas de amor com frente e verso / E o meu percurso nesse universo / Nas horas sem fim / Em que a dor não tem mais cabimento / É NO TEU PRUMO QUE EU ME ORIENTO / Catedrais de alvenaria / Senhas pra não mais perder a vez / Casa, comida e um milhão por mês...”.
Só para exemplificar apenas duas revelações do seu caráter eu resumo a sua dignidade da seguinte forma: Ela nunca filou numa prova de avaliação escolar ou em um concurso público, e certa vez dirigindo o seu carro quebrou o retrovisor de outro que estava estacionado em frente a uma residência. Desceu do carro, bateu na porta do dono do veículo danificado e se propôs a pagar o prejuízo. Esta sua retidão de caráter não foi construída pelas orientações dos seus pais, uma vez que saiu de casa no campo, aos doze anos de idade, ainda analfabeta, em busca de um ambiente que pudesse lhe proporcionar cultura, pela qual lutou contra tudo e contra todos que tentaram em vão lhe derrubar. Portanto, prezados solitários de plantão, se vocês agirem com dignidade, boas intenções e fidelidade aos seus princípios já é um bom começo na busca por uma boa companhia. E lembre-se sempre: a primeira observação para desnudar o sentimento de uma pessoa que lhe interessa é pela qualidade da música que ela curte. Falando em música, ouça agora a belíssima canção da letra que me referi acima, clicando no link do vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário