quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Concursos públicos movimentam a economia do Estado


Os milhões de desempregados no Brasil de todos os níveis, social e cultural, mesmo sem recursos financeiros, ainda conseguem movimentar a economia dos Estados e municípios que realizam concursos públicos. Hoje não existem mais fronteiras para quem quer se habilitar a um emprego estável em órgãos públicos. Qualquer prefeitura por mais longínqua que seja das grandes metrópoles, situadas até num minúsculo município, realizando concurso público, terá inscrições de participantes de outros municípios e Estados. O mais recente concurso público será realizado neste domingo, dia 27 de outubro, promovido pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. Somando-se todos os inscritos nos vários cargos oferecidos, foi alcançada a cifra de 110 (cento e dez) mil candidatos. O que isso representa? Além de um retrato desolador de desempregados ou subempregados advindos de todos os quadrantes do país, os hotéis, pousadas, serviços de transporte particular e público, bares, restaurantes, lanchonetes, etc., lucrarão em cima de quem já não tem mais dinheiro para gastar.
Mas o que o candidato deve fazer para se sair bem nas provas desses concursos? Primeiramente, durante a sua vida escolar deve nunca ter filado nas avaliações escolares. Se você se viciou em filar, dificilmente conseguirá fazer o mesmo nas provas dos concursos públicos. Portanto, não adianta galgar um canudo de papel como diploma a base desses recursos escusos e/ou pegar carona em grupos de trabalho, somente assinando o nome, sem fazer pesquisas e ajudar ao grupo, pois você só estará enganando a sua pessoa e a mais ninguém. E lembre-se, música também é cultura. Portanto, procure ouvir somente àquelas que possuem boa letra para que traga mais enriquecimento ao seu vocabulário. Porém, se você foi honesto consigo mesmo e com o professor, e agora se depara com as provas dos concursos públicos, e se sente no dever cumprido de ter estudado adequadamente para esse tipo de certame, agora é ficar tranquilo, dormir cedo na véspera da prova, e comer uma barra de chocolate amargo (com no mínimo 40% de cacau), 60 minutos antes do seu início. Os flavonoides, antioxidantes presentes naturalmente no chocolate, aumentam o fluxo sanguíneo para uma região do cérebro que promove a memória. Além disso, o consumo desse antioxidante, substância naturalmente presente no cacau, ajuda a melhorar funções cognitivas, como o raciocínio.
Falando no mau e no bom aluno, eu assisti a um filme antigo mostrando a história de um professor negro dos Estados Unidos que foi designado para lecionar num estabelecimento de ensino repleto de alunos rebeldes. Essa questão de filar nas provas era café pequeno para essa turma de adolescentes endiabrados. Tudo o que se possa imaginar de ruim e absurdo eles praticavam em sala de aula e nos corredores do colégio. Porém, ele conseguiu impor a disciplina e o seu método de ensino não só como um professor, mas também como um pai, quando se importava também com os problemas familiares do seu alunado e o aconselhava na medida certa para a resolução de conflitos de natureza íntima. No final do filme, durante a formatura da turma, uma daquelas alunas que era a mais rebelde, cantou a seguinte música para ele, dizendo “AO MESTRE COM CARINHO” (que é o nome do filme). Confira dando um clique no link abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário