quinta-feira, 27 de agosto de 2020

VIVA A MATA 
A meta da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), para o ano 2020, é que o desmatamento seja de até 3.925km² (uma redução de 80% frente à média de desmatamento entre os anos 1996 e 2005, que foi de 19.535km² por ano). A PNMC foi instituída pela lei nº 12.187/2009 e regulamenta pelos decretos nº 9.578/2018 e nº 7.390/2010 (revogado). Os dados de 2019 mostram que a redução do desmatamento, naquele ano, em comparação com a média de 1996 a 2005, foi de 50%. Em 2019 foram desmatados 9.762km² de floresta amazônica, um aumento de 30% frente ao desmatamento do ano anterior, de 7.536km², segundo o site EDUCA CLIMA do Ministério do Meio Ambiente. Veja o gráfico abaixo mostrando os índices de desmatamento entre 1994 e 2018: 
Devemos render VIVAS às matas que ainda existem no Brasil, pois as da maioria dos países europeus foram devastadas há muitos anos, uma das causas das fortes intempéries do tempo pra aquelas bandas, como calor excessivo, furacões, tornados, etc. Qualquer filme de faroeste que você assistir, poderá verificar que as terras do velho oeste americano já naquele tempo pareciam com o deserto do Saara. O povo daquela época extraía muita madeira de suas matas para construir as suas casas e ainda hoje fazem isso. Aqui no Brasil essa derrubada de árvore é realizada mais pelas madeireiras cujo destino final é a fabricação de moveis e para reservar área ao plantio ou a exploração de minérios. No Nordeste podemos observar em viagens pelo Sertão, que existem muitas áreas sem um pé de árvore. Porque o governo não incentiva o reflorestamento, principalmente de matas ciliares, aquelas que margeiam os rios e são responsáveis por manter as suas nascentes? Coisa mais fácil para ele seria incentivar os moradores próximos a semear a terra, com a distribuição grátis de mudas e sementes.
 Ao contrário do incentivo ao plantio, o comércio de mudas de árvores tem inflacionado o mercado. Por exemplo, eu fui comprar uma muda de pinheiro e desembolsei R$120,00 (cento e vinte reais). Agora para economizar a minha receita financeira estou aproveitando os caroços dos frutos que consumo para fazer as minhas próprias mudas e sair plantando por ai, pois em qualquer lugar do Brasil encontramos terras férteis. Também incentivo aos meus netos a cuidar da natureza e observo que é um excelente passa tempo para tirá-los defronte da TV, computador e celular, uma vez que eles se divertem me ajudando a roçar mato e a plantar. 
Existe uma canção composta por Caetano Veloso enaltecendo as nossas terras e matas, intitulada “TROPICÁLIA”. Algumas de suas estrofes dizem assim:

Quando Pero Vaz Caminha / Descobriu que as terras brasileiras / Eram férteis e verdejantes / Escreveu uma carta ao rei: “Tudo que nela se planta, tudo cresce e floresce”  E o Gauss da época gravou: Sobre a cabeça os aviões / Sob os meus pés os caminhões / Aponta contra os chapadões / Meu nariz / Eu organizo o movimento / Eu oriento o carnaval / Eu inauguro o monumento / No planalto central do país / ...Viva a mata, ta, ta / Viva a mulata, ta,…”. Ouçamos a música original, como foi gravada em 1968, dando um clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário