quarta-feira, 2 de setembro de 2020

COMPOSITORES NOTÁVEIS







Chico Buarque e Jorge Vercillo são compositores notáveis e versáteis. Chico Buarque compôs muitas de suas músicas, como se fosse uma mulher extravasando todo o seu sentimento dela para um homem. Ele é quase uma unanimidade entre as mulheres. As personagens femininas que ele criou em suas canções se eternizaram no imaginário nacional ao longo das décadas. A atriz e cantora Tânia Alves certa vez declarou: “Poucos autores retrataram tão bem o universo feminino quanto Chico. Ele consegue falar de coisas que nem eu mesmo consigo expressar em palavras. O universo feminino é algo muito complexo que nem a gente mesmo entende como ele exprime em suas canções”. O rico repertório de Chico Buarque inspirado em temática feminina, como "Basta Um Dia", "Bem Querer", "O Meu Amor", "Folhetim", "Sob Medida", "Terezinha", "Tango de Nancy", "À Flor da Pele", "Mil Perdões", "Olho nos Olhos", "Atrás da Porta", "Viver do Amor", “Mulheres de Atenas”, entre outras canções, muitas vezes foram taxadas de machista. Não o estou defendendo, mas uma das explicações para que as suas mulheres sejam submissas ao homem é que essas composições são do tempo em que a mulher não era tão emancipada como atualmente. Uma dessas canções lembra aquela dona de casa, esposa de um antigo malandro dos morros cariocas e que Chico intitulou: “Com açúcar e com afeto”. Porém, o que diz as estrofes finais dessa canção ainda lembra as esposas do nosso tempo que dependem do homem para tudo e talvez por isso elas estão sempre concedendo novas chances inúteis àqueles maridos que nunca irão mudar o comportamento que fere os sentimentos delas: “Quando a noite enfim lhe cansa / Você vem feito criança / Pra chorar o meu perdão / Qual o quê / Diz pra eu não ficar sentida / Diz que vai mudar de vida / Pra agradar meu coração / E ao lhe ver assim cansado / Maltrapilho e maltratado / Ainda quis me aborrecer / Qual o quê / Logo vou esquentar seu prato / Dou um beijo em seu retrato / E abro meus braços pra você”.


No entanto, até agora eu não tenho tomado conhecimento da existência de outro compositor que tenha feito uma composição com letra repleta de sentimento, dirigida de um homem para outro, como fez Jorge Vercillo (compositor também da magnífica “FÊNIX) em “Avesso”, o que é bem mais difícil, pois aborda um tema muito complexo, coberto de celeumas por parte de quem defende e reprova. Ser visível nunca deve deixar você se sentindo vulnerável”.
A letra dessa canção que desnuda o desespero de quem sente um amor proibido pode emocionar até àqueles que têm aversão ao homossexualismo, ainda mais quando interpretada magistralmente pelo cantor Ricky Vallen no seu DVD gravado ao vivo num show. A letra dessa canção diz o seguinte: “Nós já temos encontro marcado / Eu só não sei quando / Se daqui a dois dias / Se daqui a mil anos / Com dois canos pra mim apontados / Ousaria te olhar, ousaria te ver / Num insuspeitável bar, pra decência não nos ver / Perigoso é te amar, doloroso querer / Somos homens pra saber o que é melhor pra nós / O desejo a nos punir, só porque somos iguais / A Idade Média é aqui / Mesmo que me arranquem o sexo, minha honra, meu prazer / Te amar eu ousaria / E você, o que fará se esse orgulho nos perder? / No clarão do luar espero / Cá nos braços do mar me entrego / Quanto tempo levar, quero saber se você / É tão forte que nem lá no fundo irá desejar? / O que eu sinto meu Deus, é tão forte! / Até pode matar / O teu pai já me jurou de morte por eu te desviar / Se os boatos criarem raízes / Ousarias me olhar? / Ousarias me ver? / Dois meninos num vagão e o mistério do prazer / Perigoso é te amar, obscuro querer / Somos grandes para entender, mas pequenos para opinar / Se eles vão nos receber? Ah! É mais fácil condenar / ou noivados pra fingir / Mesmo que chegue o momento que eu não esteja mais aqui / E meus ossos virem adubo / Você pode me encontrar no avesso de uma dor”. Confira a interpretação magistral de Ricky Vallen para esta canção, dando um clique no link abaixo:

3 comentários: