terça-feira, 15 de setembro de 2020

Essa menina solta
Na minha crônica anterior eu falei da FAMÍLIA. Hoje falarei sobre o que muitos acham o que é uma “OVELHA NEGRA DA FAMÍLIA”. Trata-se daquela filha que dá muita dor de cabeça aos seus pais por namorar demais. Para muitos, a base do amor romântico é a idealização de estar se envolvendo com somente uma pessoa. No entanto, outros acham que só terão um relacionamento saudável quando tiverem a liberdade ir e vir, possuindo mais de um relacionamento. Porém, é preciso ter cuidado para que essa liberdade não se torne uma devassidão. Atualmente as pessoas dizem que o amor está banalizado, que o verdadeiro amor foi deixado para trás, e que o amor de hoje não é sinônimo de felicidade, pelo contrário, nos prende a ideias prontas e ruins. A percepção dos jovens sobre o quadro amoroso na atualidade parece ser heterogênea, a noção que eles têm do amor pode ser delineada mesmo se sabendo que essa noção não é imutável. Uma canção pop da jovem compositora e cantora GIULIA BE relata a vida de uma “MENINA SOLTA”. 
Segundo o site da revista BLITZ Expresso, diz que este termo Significa você ter essa liberdade de poder seguir os seus sonhos, de fazer o que quer, de escutar o seu coração, a sua cabeça, e não deixar nenhum homem, ou nenhuma pessoa, dizer-lhe o que lhe torna mais feliz”. Na letra dessa canção também há um ar de liberdade da protagonista, culminando com seu relacionamento com mais de um rapaz que para boa parte das pessoas significa ser devassa. No Brasil, a palavra devassa também serve de adjetivo para caracterizar uma mulher vulgar que não tem limites quanto à sexualidade, ou seja, mulher sem pudores com relação ao sexo e que se relaciona sexualmente com mais de um rapaz ao mesmo tempo. Porém, não há nada de moderno nisso. Desde a minha adolescência vivida nos anos 60 que eu encontro MENINAS SOLTAS por ai. E quando esse tipo de MENINA SOLTA é de família pobre, leva os seus pais ao desespero, como podemos constatar em alguns casos relacionados nos programas policiais da TV, com o pai ou a mãe dizendo que a filha desapareceu, a qual reaparece depois de alguns dias, em muitos casos, dizendo que estava com “amigos” ou na casa do namorado ou dos namorados.
Há aproximadamente trinta anos, um colega de trabalho ficou encantado com uma mulher. Ele, um desses tipos românticos e ingênuos. Ela, uma dessas MENINAS SOLTAS que só querem curtir a liberdade plena que a vida proporciona. Marcaram o primeiro encontro na frente de um desses clubes de danças suburbanos. Chegando lá, ela estava ao lado do namorado. Quando ele questionou essa atitude dela, recebeu como resposta que o namorado não era ciumento. Resultado: Ele pagou pelos ingressos e as despesas do bar dos três e passou em torno de 40 dias bancando ela de tudo, sem ter nenhum envolvimento sexual com ela. Na mesma época, namorei uma mulher que tinha sido eleita MISS em um dos concursos de beleza que eu realizava. Quando eu saia com ela o seu celular não parava de tocar. Eram os seus “fãs” querendo ouvir a sua voz. Certa vez no motel eu pedi para que ela desligasse o aparelho e assim eu pudesse me concentrar na minha função de amante, já sabendo que eu não passaria disso. Essa era SOLTA DEMAIS! Depois namorei outra que disse ter também uma namorada (menina solta versátil). Mas, atualmente, quando a inversão de valores num relacionamento amoroso chega ao ponto das cantoras Marília Mendonça e Anitta exporem na mídia o ORGULHO delas em ter colecionado mais EX-NAMORADOS do que a outra, a MENINA SOLTA da GIULIA BE se torna numa MENINA RECATADA.
Segundo o site GZH Música: “Com um clima praiano, Menina Solta narra a história de uma jovem, livre de amarras, que não pretende se entregar aos encantos de um rapaz de Ipanema. Mesmo quase setentão, eu gostei do efeito das frases da canção e do seu ritmo, mesmo cheio de gírias e com excesso de rimas como os dos poemas nos folhetos da literatura de cordel, vendidos nas feiras do interior. Para mim ela é diferente de outras canções modernas, que não possuem criatividade e desfilam temas e ritmos repetitivos do estilo chamado “SOFRÊNCIA” que já saturaram a paciência. A compositora e cantora, Giulia Bourguignon Marinho, mais conhecida pelo seu nome artístico GIULIA BE, nascida e criada no Rio de Janeiro, começou a tocar piano aos seis anos de idade e compôs aos oito. Durante o Rock in Rio de 2017, no camarim da Banda Maroon 5, cantou com os seus integrantes a canção “She Will Be Loved”, recebendo elogios do guitarrista Mickey Madden. Isso a incentivou a largar a faculdade de direito para seguir a carreira musical (deveria continuar com os dois para enriquecer o seu vocabulário que ainda está muito restrito em suas composições). A letra de MENINA SOLTA diz: Ela era lá da Barra / ele de Ipanema / Foram ver o campeonato lá em Saquarema / Achando que ia dar bom / Mas só deu problema / A mina chegou gigante / cheia dos esquemas / O moleque apaixonado e ela toda plena / Ele queria um amor e ela só tinha pena / Enquanto ele dormia / mal ele sabia / Que lá no pé da areia outro a chama de sereia / Essa menina solta / Que lá na casa dela / ela sentava e escolhia / Quem ela queria / Vai ter que superar / Essa menina solta / Saquarema tava quente e ela toda fria / Falando que ia pra festa que ela nem ia / Mesmo levando perdido / ele não desistia / Apegado nos momentos que tiveram um dia / Sem noção da situação que ele se metia / Doido sem entender o game que ela fazia / Logo, logo ele, que era difícil de se apaixonar / Logo ele, vai ter que superar”. Veja o clipe com a interpretação da autora dando um clique no link abaixo:

10 comentários:

  1. Amei! Vou compartilhar principalmente com as meninas soltas da minha família.👏👏

    ResponderExcluir
  2. Não chamo de ovelha negra pois nossos dedos das mãos não são iguais

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Eu prefiro ser das antiga, pra mim casamento é eterno, o passeio só tem direito de casar de novo, ficando viúvo ou viúva.

      Excluir
    2. Rsrs gostei.
      Mas,sou como Lindinalva Rodrigues.
      Boa sorte e parabéns 👏👏❤️

      Excluir