segunda-feira, 28 de setembro de 2020

O planeta sonho

 Quando o meu pai estava em seu leito de morte no hospital do câncer de Pernambuco, depois de alguns dias, eu me encontrava na minha casa dormindo, pela madrugada, quando senti ao meu lado uma forte luz ofuscante e um estado de paz profunda que tomou conta da minha percepção como eu jamais havia sentido em toda a minha vida. Dizem que esse estado de espírito nós sentimos na hora da morte. Entendi que ele havia falecido e passado ali para me fazer a última visita. Ao amanhecer liguei para o hospital e constatei o que havia imaginado. Mas, e depois, para onde ele foi? Esta é a pergunta que todos os seres humanos formulam sem resposta: “Onde estarão os nossos entes queridos que partiram desta vida?". Seremos seres de luz que encarnam nessas matérias de carne e osso e ao desencarnar continua habitando o nosso planeta em outra dimensão? Será o planeta terra o mesmo habitat da nossa matéria e do nosso espírito? 

O planeta sonho que todos esperam, definido como o céu, será a mesma Terra em que habitamos? A dissonância das nossas aflições e desentendimentos entre os pensamentos e as ações será "bela", após a nossa morte? O ser humano estaria então destruindo a sua próxima morada, poluindo o meio ambiente e destruindo a sua riqueza natural? A nossa estrela estaria então se apagando, como brilhou, num fogo solto no caos? Desde que a música “Planeta sonho” foi composta pelos compositores Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges, da Banda 14 Bis, em 1980, todos sonham com dias melhores, com um mundo melhor e que o “Planeta calma” será a própria Terra. Ainda não tomei conhecimento de outra canção mais apocalipta do que esta, rica em visões proféticas e escatológicas.

Confira a letra dessa canção que nos leva a imaginar o que haverá após a morte:“Aqui ninguém mais ficará depois do sol / No final será o que não sei, mas será / Tudo demais, nem o bem, nem o mal, só o brilho calmo dessa luz / O planeta calma será Terra, o planeta sonho será Terra / E lá no fim daquele mar a minha estrela vai se apagar / Como brilhou, fogo solto no caos / Aqui também é bom lugar de se viver / Bom lugar será o que não sei, mas será / Algo a fazer, bem melhor que a canção mais bonita que alguém lembrar / A harmonia será Terra, a dissonância será bela / E lá no fim daquele azul os meus acordes vão terminar / Não haverá outro som pelo ar / O planeta sonho será Terra, a dissonância será bela / E lá no fim daquele mar a minha estrela vai se apagar / Como brilhou, fogo solto no caos”. A reflexão do leitor quanto às minhas indagações e as letras dessa canção, poderá chamar à sua responsabilidade o compromisso de tornar o nosso planeta melhor habitável, agora e no futuro. De uma coisa podemos ter certeza, é uma imbecilidade procurar em outros planetas e estrelas o que já temos em abundância aqui onde vivemos. Confira isso em imagens pelo clipe desta canção, dando um clique no link abaixo: 

9 comentários:

  1. Muito linda essa canção!!👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Uma música antiga mas presente para os dias de hoje!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado pra prestar atenção na letra dessa música. Linda!

    ResponderExcluir
  4. Que bela e confortante a letra acima. No final será tudo que não sei mas será...
    Tudo demais. Nem o bem, nem o mal. Tudo será luz! Reflexo de tudo que aqui semeamos, cuidamos. Será a colheita! Feixes de luz,muita luz...
    Fim das trevas, das dores, da Cruz!
    Eu não sei, mas será...
    É preciso acreditar!
    Amei o blog aliado às canções tão pertinentes para ilustrar reflexões tão da hora, do nosso hoje e sempre pensar e agir...
    Após reler está canção eu creio que o melhor está por vir...!!!

    ResponderExcluir
  5. Amigo,gostei muito. Às vezes não tenho muito tempo, mas adoro ler. Esta linda música eu cantei no Coral Brisa do Mar, em 1992, num Festiva em Copacabana. Ela foi a escolhida e agora me fez recordar uma passagem muito especial da minha via. Parabéns pela escrita!

    ResponderExcluir