quinta-feira, 10 de setembro de 2020

COMO EVITAR ROUBOS E ASSALTOS
Constatei porque o povo vive sendo assaltado e roubado, quando eu presenciei um assalto dentro de um ônibus e ao saber que um bandido invadiu a casa de um vizinho. Um ladrão entrou no coletivo em que eu estava exigindo que todos os passageiros entregassem os seus celulares. O meu ele jogou aos meus pés, dizendo: “Toma tua porcaria, Cláudio”. Eu fiquei sem entender, como ele soube o meu nome e por que rejeitou o aparelho que tanto eu estimo, pois o comprei por cem reais e tem tudo que preciso, faz e recebe ligações e uma doce voz feminina me acorda na hora certa. Acho que ele viu o meu nome que coloquei no celular, para caso de perda alguém saber a quem ele pertence. Depois eu soube que o celular mais barato roubado naquele ambiente custou R$700, enquanto que alguns donos, igualmente a mim, tinham feições com aspectos de "centavos". Um amigo disse que a culpa é pelo fato de que estamos na era das prestações das “10 vezes ou mais sem juros”. Nesse caso o povão não olha o preço da mercadoria e sim o valor das parcelas que acumuladas com outras de outros produtos torna as despesas maiores do que a receita dos viciados em marcas e grifes. Alguns desses celulares já vêm de fábrica com o registro do GOOGLE mostrando o caminho de acesso ao meu blog.
Ontem fui à padaria e durante o caminho avistei algumas pessoas olhando as redes sociais nos seus celulares, enquanto caminhavam. Alguns desses aparelhos pareciam verdadeiros computadores. Quer dizer, durante uns vinte minutos que as pessoas vão à esquina comprar pães não podem deixar um pouco esse vício. Então é nesse instante que, novamente, aparecem os donos do alheio reclamando os seus produtos do roubo, dizendo: “Perdeu, perdeu...”. Já o meu, como não tem esses recursos tecnológicos, eu carrego pendurado nas pontas dos dedos, espantando os ladrões de longe. Um deles certa vez ainda se aproximou para me pedir um trocado. Eu apontei para o meu celular e retruquei no linguajar dele: “Mano, tu num ta vendo a minha situação? Já vendi o meu outro celular para comprar este peba”. Ele deu sorriso maroto e foi embora.

Outra coisa que chama a atenção do ladrão que gosta de invadir casas para roubar eletrodomésticos são os muros altos e com pregos ou cercas elétricas nas extremidades. Não há nada melhor para dar a ideia aos larápios que ali mora gente bacana, com bastante dinheiro e mobília de luxo. No começo do ano, quando eu estava saindo de casa chegou correndo um cidadão que mora na minha rua, perguntando se eu não tinha visto um ladrão que havia escalado o muro dele e roubado uma bicicleta do seu filho. Respondendo que não, apontei para a altura do meu muro e lhe revelei: “É por isso que este meu muro é baixo, pois se alguém ultrapassá-lo, quem passa na rua vê o ocorrido e isso já deixa o larápio em dúvida. Também ele deve imaginar que aqui só tem mais dívidas do que patrimônio”. Ele parece não ter entendido a minha filosofia, pois no outro dia aumentou ainda mais a altura do seu muro. O danado é que pelo aspecto da casa dele, o muro deve valer bem mais. Portanto, contra as artimanhas dos ladrões, não adianta dificultar e sim facilitar, pois quando eles querem roubar se fantasiam até de fantasmas.
Como diz o cantor de samba do partido-alto, BEZERRA DA SILVA: “É LADRÃO QUE NÃO ACABA MAIS”. Mensure se não há somente verdades na letra desta sua canção: “Quando Cabral aqui chegou / E semeou sua semente / Naturalmente começou / A lapidação do ambiente / Roubaram o ouro, roubaram o pau / Pra ficar legal / ainda tiraram o couro / Do povo dessa terra original / E só deixaram a má semente / Presente de Grego / Que logo se proliferou / E originou a nossa gente / É ladrão que não acaba mais / Tem ladrão que não acaba mais / Você vê ladrão quando olha pra frente / Você vê ladrão quando olha pra trás / É, a terra é boa, mais o povo continua escravizado / Os direitos são os mesmos / Desde os séculos passados / O marajá, ele só anda engravatado / Não trabalha, não faz nada/Mas ta sempre endinheirado/Se entrar no supermercado... Você é roubado / E se andar despreocupado... Você é roubado / E se pegar no ponto errado... Você é roubado / E também se votar pra deputado... Você é roubado / Certo! Tem sempre 171 armando fria / Tem ladrão lá no congresso, na fila da padaria / Ladrão que rouba de noite, ladrão que rouba de dia / Dentro da delegacia, ninguém entendia a maior confusão / O doutor delegado grampeou todo mundo / Porque o ladrão roubou outro ladrão”. Veja o clipe com esta canção dando um clique no link abaixo:

6 comentários:

  1. Isso é vero! Então não temos que ter celular bom. Quem sabe um mais ou menos ou de menos para menos. Deixar as redes sociais para ver em casa, seguro, por entre os muros baixos para disfarçar.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a melhor de todas as suas crônicas que li. Espetacular!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade. No mundo que estamos vivendo, teremos que ter um aparelho pra viajar e para ir ao trabalho, e um melhor pra ser usado em casa. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. É verdade. No mundo que estamos vivendo, teremos que ter um aparelho pra viajar e para ir ao trabalho, e um melhor pra ser usado em casa. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. ParabénsClaudio!!! Você fechou com chave de ouro!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Claudio! Descriçao textual bem objetiva do nosso cotidiano!

    ResponderExcluir