segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Como manter a família em harmonia
Muita gente sente dificuldade de manter a sua família coesa em torno de um só objetivo que é manter a união dos seus membros e fazê-los progredir cultural e profissionalmente. Os problemas (que podem ser contornados) começam pela convivência a dois que já é bem difícil e complicada. Se não houver entre o casal, paciência, amor, respeito e cumplicidade, a coisa já começa a desandar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2016, foram concedidos 344.526 divórcios em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais. Isso corresponde a um aumento de 4,7% em relação a 2015, quando foram registrados 328.960 divórcios.
Os números revelaram também que, no Brasil, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio é de15 anos. Há casais que não chegam nem a1 ano de união e logo optam pela separação. As razões alegadas para o fim são inúmeras: brigas constantes, esfriamento, traição, rotina, incompatibilidade de gênios entre outros problemas. Há ainda aqueles que, influenciados pelas dificuldades e pela emoção, acabam se divorciando sem querer de verdade a separação, mas o fazem por não enxergarem mais condições de permanecerem juntos e felizes. 
O vínculo afetivo entre familiares é fundamental para o desenvolvimento individual e, claro, da unidade familiar (pais e filhos). Manter as relações afinadas e fortes nem sempre é trabalhoso, mesmo que muitas vezes se torna difícil pela diferença de humor entre alguns dos seus membros. Mas como diz um dito popular, as discussões e brigas entre parentes “saem na urina”. As desculpas ou perdões devem ser pedidos por aqueles que tenham errado mais e também aceitas por quem acha que errou menos. Na verdade, a unidade familiar, é mais uma questão de adotar alguns hábitos na rotina e aos poucos eles vão sendo incorporados por todos. Enumerei aqui os 10 (dez) principais:  
1. Respeite os limites de cada um - 2. Priorize o bom humor - 3. Faça coisas em conjunto - 4. Incentive o diálogo - 5. Esteja sempre disponível para ajudar - 6. Não se deixe levar pela rotina agitada - 7. Exercite a paciência - 8. Expresse seu afeto - 9. Todo dia é dia (estreite os vínculos sempre: um telefonema, um e-mail ou um Zap podem ser demonstrações de afeto que fazem a diferença) - 10. Admita seus erros e aceite as desculpas de quem errou.
Confesso que mesmo sendo psicólogo atendo apenas a uns 70% destes requisitos. Não sei se a idade avançada, aliada ao temperamento explosivo me deixa algumas vezes desgostoso comigo mesmo depois que cometo certas atitudes impensadas. Mas, paulatinamente, estou trabalhando isso na direção da minha mudança de comportamento. Dou graças a Deus conviver com uma mulher que nesses quase 16 anos de união (ufa! Ultrapassei os 15 da estatística) tem tido muita paciência comigo e me ensinado a ter uma natureza mais branda. Aquela que considero a mãe de todas as orações já musicadas revela em sua letra os segredos de como manter uma família bem estruturada, que é o desejo de todas as pessoas que acha ela um instrumento primordial do progresso de um país e mantenedora da moral e do civismo em nossa sociedade. Algumas das suas estrofes desejam o seguinte:
“...Que nenhuma família termine por falta de amor / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente / ...Que a família comece e termine sabendo aonde vai / E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / E que os filhos conheçam a força que brota do amor / ...Que ninguém vá dormir sem pedir ou dar seu perdão / ...Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois”.
 Pois é, o Padre Zezinho, em suas delicadas palavras, quando compôs a “ORAÇÃO DA FAMÍLIA”, disse o que sonha em ver na concepção de um lar. Em um mundo tão mutável, porém, nem sempre os desejos se tornam reais. Mas nem por isso deixa de acreditar e buscar uma vida com objetivos, com caminhos traçados - uma vida feliz. Você leitor ou leitora que sente dificuldades em manter esses parâmetros na condução de sua família e também tem o “pavio curto” como o meu, está na hora de fazer igualmente a mim e ir tentando controlar mais a impaciência e a falta de diálogo. Para finalizar, confira ou relembre esta magnífica canção religiosa. Assimile a sua mensagem e tente aprimorar o seu relacionamento dentro do seio familiar. Dê um clique no link abaixo para assistir ao clipe musical: 

4 comentários:

  1. Parabéns parabéns parabéns parabéns parabéns parabéns

    ResponderExcluir
  2. É o que tô tentando fazer com minha família. Vou até copiar estes 10 mandamentos, e tentar seguir.obrigada.👏👏

    ResponderExcluir