segunda-feira, 6 de janeiro de 2020



PRA SER FELIZ
Estamos iniciando o ano de 2020. A maioria dos desejos na virada do ano foi para que todos sejam felizes neste e nos outros anos que se seguirão. Do que necessitamos para sermos felizes? Segundo o dicionário de Caldas Aulete, felicidade é a "Qualidade ou estado de quem está ou É FELIZ", ou seja, é algo muito pessoal, e o motivo de estar feliz varia de pessoa para pessoa. Tem gente que possui fortuna e não é feliz, como tem gente que não tem quase nenhum bem e se sente quase permanentemente num estado de felicidade, provando que felicidade não significa ter posses. Existem pessoas com desvio de caráter que em busca da felicidade cometem atos delituosos, acumulando fortunas que mesmo se elas tivessem várias vidas aqui na terra não haveria tempo hábil para usufruir de todo o dinheiro roubado. Um exemplo disso pode-se encontrar nos meios políticos, quando pessoas inescrupulosas roubam o erário que é o dinheiro da nação, sem nem elas mesmo saberem o limite do que deve ser afanado para ser "feliz". Não sei se essas pessoas se sentirão felizes ao serem descobertas e terem os seus nomes na mídia, além de usufruir  de alguns estágios na cadeia. 
Enquanto isso, já ouvi depoimentos de pessoas na televisão e também pessoalmente que com pouco recurso financeiro se sentem felizes pela qualidade de vida que levam. Qualidade de vida nem sempre é estar mergulhado no luxo. Por exemplo, no meu entendimento, morar ao lado da pessoa que você ama e que ama você, num lugar ventilado, com pouco barulho ambiente, sem poluição, já são bons motivos para uma boa qualidade de vida e estar em plena felicidade. Então, o que fazer pra ser feliz em 2020 e nos anos que se seguirão? Existe um ditado popular que diz: “Não tenho tudo o que quero, mas amo tudo o que tenho”. Existe um livro que está sendo bastante vendido no comércio, intitulado "Felicidade. Modos de usar", cujos autores são Mário Sérgio Cortella, Luiz Felipe Pondé (Filósofos) e Leandro Karnal (Historiador) de onde eu extraí algumas conclusões sobre a felicidade: "Você não produz felicidade, você a sente"; "Quem vive feliz, não sente dificuldades em enfrentar os percalços da vida, pois a felicidade é um estado de espírito, um porto seguro que lhe traz a tranquilidade necessária para enfrentar os problemas cotidianos com naturalidade". Por fim, não devemos confundir felicidade com euforia, alegria passageira. Tire mais conclusões na letra da música "PRA SER FELIZ", gravada pelo cantor Daniel:
“Às vezes é mais fácil reclamar da sorte / Do que na adversidade ser mais forte / Querer subir sem batalhar / Pedir carinho sem se dar / Sem olhar do lado / Já imaginou de onde vem / A luz de um cego / Já cogitou descer / De cima do seu ego / Tem tanta gente por aí / Na exclusão e ainda sorri / Tenho me perguntado / Pra ser feliz / Do que o ser humano necessita? / O que é que faz a vida ser bonita? / A resposta, onde é que está escrita? / Pra ser feliz / O quanto de dinheiro eu preciso / Como é que se conquista o paraíso / Quanto custa / Pro verdadeiro sorriso / Brotar do coração / Talvez a chave seja a simplicidade / Talvez prestar mais atenção na realidade / Porque não ver como lição / O exemplo de superação / De tantas pessoas / O tudo às vezes se confunde com o nada / No sobe e desce da misteriosa escada / E não tem como calcular / Não é possível planejar / Não é estratégico...”. 
Veja no clipe abaixo, cada situação descrita  no que diz a bonita letra desta canção. Abro aqui um parêntese para informar que as minhas crônicas a partir de agora, serão publicadas neste Blog nas segundas, quartas e sextas feiras. Nesta 4ª feira, 08/01/2020, falarei sobre o hipnotismo que a paixão exerce sobre os casais, causando até desacertos no caráter de quem se apaixona, enquanto farei uma homenagem a saudosa Marieta Borges. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário