quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Escola de samba x quadrilha junina


Durante o carnaval, as emissoras de televisão costumam transmitir ao vivo, e no outro dia ainda mostram a gravação dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo. Desde o final do  ano passado que a Rede Globo passou a propagar esse evento do carnaval de 2020.  Enquanto isso, o concurso de Quadrilhas Juninas dos Estados do Nordeste, realizado em Pernambuco não tem a mesma atenção dessas emissoras. A Rede Globo Nordeste, pelo menos se dispõe a realizá-lo, mas em um local muito distante dos grandes centros urbanos. Até pela dimensão desse evento, deveria ser transmitido ao vivo, porém a mesma só mostra trechos gravados da apresentação de cada uma,  vários dias depois.
Como eu já disse, o local do Concurso dessas Quadrilhas estilizadas fica distante do centro e dos bairros periféricos do Recife, no município de Goiana, dificultando o deslocamento do público ávido por assistir ao vivo essas apresentações que possuem uma beleza plástica e artística fora do comum que só perdem para os grandes espetáculos de balé das grandes companhias de dança. Tenho certeza que se outra emissora de televisão fizesse um desses concursos num lugar mais próximo do centro da nossa metrópole e o transmitisse ao vivo, tomaria as audiências de outras emissoras no horário. Fica aqui a sugestão.
Em 2017 eu consegui trazer a Companhia de Dança RECRIARTE do município de Casinhas para se apresentar no Clube da Associação Pernambucana de Servidores do Estado (APSE) em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, oportunidade em que a agraciamos com uma bonita taça e medalha como a companhia de dança nordestina revelação daquele ano, tendo o seu responsável Falberto Leandro que também é o Diretor de Cultura e Eventos da prefeitura de Casinhas – PE, nos deleitado com uma bonita coreografia com músicas do cantor Alcymar Monteiro que foi homenageado por eles naquele ano.  A apresentação do grupo encantou a multidão que foi prestigiar a nossa festa. Mais uma prova de que o nordestino gosta mesmo desse tipo de dança que é uma das maiores atrações no período junino. Enquanto isso,  municípios nordestinos  contratam atrações artísticas que não têm nada a haver com o regionalismo dessas festas do São João e do São Pedro. Mas, falando em Alcymar Monteiro, vejamos abaixo um clipe musical dele explicando o que é um autêntico forró, para ninguém confundir com os modernos ritmos chamados de “Sertanejo”. Dê um clique no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=ubvJYL90KTk

Nenhum comentário:

Postar um comentário