domingo, 19 de janeiro de 2020

O QUE DÁ PRA RIR, DÁ PRA CHORAR

Um cidadão disse-me pelo facebook que lia as minhas crônicas e opinou que eu era um “Gozador”. Eu lhe respondi que não me via assim. Apenas avalio alguns procedimentos do ser humano de forma nua e crua, sendo muitos deles tão absurdos que chegam a ser hilários. E conclui: “O senhor já ouviu um dito popular que diz: o que dá pra rir, dá pra chorar?”. Na verdade eu estava usando uma frase de uma composição musical do inesquecível Billy Blanco, que diz: “O que dá pra rir dá pra chorar / Questão só de peso e medida / Problema de hora e lugar”. Eu acho que o homem quanto mais fica inteligente, viaja de volta ao tempo dos homens da caverna. Então, o que dizer da devastação daquilo que lhe sustenta a vida, como a derrubada das árvores nas florestas, além das queimadas; o lixo jogado ao relento; rios e mares contaminados; poluição de todas as matizes; violência desenfreada; falta de amor entre boa parte dos casais e outros entes queridos; proliferação de músicas sem mensagens de valor; intempéries do tempo arrasando com tudo o que encontra pela frente, como se o mundo já anunciasse o seu fim. Portanto, da mesma forma que isso faz chorar de desgosto, também faz rir da idiotice do ser humano para certas atitudes e pensamentos, onde os animais são mais inteligentes.
Veja a letra da música de onde extrai a resposta que dei ao amigo do facebook. Ela se chama “CANTO CHORADO” e entre outros cantores, como Jair Rodrigues, Originais do Samba, foi gravada também por Denise Dallal, uma cantora de voz suave que fez muito sucesso no seu tempo:                        “O que dá pra rir dá pra chorar / Questão só de peso e medida / Problema de hora e lugar / Mas tudo são coisas da vida / No jogo se perde ou se ganha / Caminho que leva, que traz / Trazendo a alegria tamanha / Levando, levou minha paz / Tem gente que ri da desgraça / Duvido que ria da sua / Se alguém se escorrega onde passa / Tem riso do povo na rua / Alegre é lugar de chegada / É triste com gente partindo / Tem sempre o adeus da amada / O riso chorado mais lindo / Eu posso cantar meu lamento / Também sei chorar de alegria / As velas no mar querem vento / No quanto é melhor calmaria / Só mesmo a palavra sofrência / Em dicionário não tem / Mistura de dor, paciência / Que riso que é canto também /Meu filho Nordeste que canta / O canto chorado da vida / Reclamam no sul chuva tanta / Errou de lugar na caída / O que dá pra rir dá pra chorar / Questão só de peso e medida / Problema de hora e lugar / Mas tudo são coisas da vida”. Ouça a canção dando um click no link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=9RZvnWbxe3Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário