segunda-feira, 9 de março de 2020

Democracia? com que conceitos morais?


Avalie bem quais são os brasileiros que mais defendem a democracia e fique na dúvida se realmente vale a pena manter esse regime. A maioria dos seus defensores é composta por políticos e seus apaziguados que nadam no erário da nação e o usam a seu bel prazer; não cumprem estritamente com as suas obrigações; só votam boa parte das matérias que lhes tragam algum dividendo; muitos deles ainda cometem falcatruas; juízes de importantes setores da justiça são indicados e contratados livremente ao invés de se submeterem a concurso público, ficando supostamente mais fiéis a quem lhes contratou do que propriamente aos seus princípios e aos princípios da justiça; muitos políticos e empresários são verdadeiros bandidos, ladrões dos nossos impostos que pagamos embutidos nos preços das mercadorias, os quais são presos somente temporariamente, sem sabermos a verdadeira razão da soltura, e não são forçados a devolver integralmente o que roubaram da nação; obras públicas são abandonadas por causa dos desvios de verbas, enquanto a saúde, a educação e a segurança do povo, como também a conservação das estradas são relegados em segundo plano.
Governadores nordestinos que ainda não desceram do “palanque”, mesmo após mais de 15 meses depois das eleições, ficam formando intrigas contra o presidente da república,  enquanto que a população governada por eles é que sofre as retaliações, como por exemplo, as recentes restrições às novas adesões a bolsa família para o povo dessa região já tão sofrido pela seca. Eu nunca vi uma gestão governamental lograr êxito quando se opõe ao governo federal. Será que esses governadores querem o Nordeste independente do resto do Brasil, sem que tenham condições de mantê-lo sozinhos? Então, para você, esse regime está lhe trazendo alguma vantagem?  DEMOCRACIA? COM QUE CONCEITOS MORAIS? Não estou defendendo a volta do regime militar, mas outro regime que seja mais enérgico contra essa facilidade da bandidagem do colarinho branco em campear no nosso país, provando o que disse o estadista francês Charles De Gaulle que “O Brasil não é um país sério!”.
Eu prefiro um regime onde haja um maior controle dos gastos públicos, com políticos sérios e competentes, e com maior atenção para o progresso do país e da resolução dos problemas do seu povo, sem essa “briga de comadres”. Uma justiça comandada por ministros escolhidos por concurso público que fossem passíveis de perder os seus cargos, caso cometessem algum deslize ou decisões jurídicas duvidosas. Uma imprensa falada, escrita e televisada mais livre, imparcial e investigativa para poder criticar livremente a quem quer que seja e não deixar pelo caminho a conclusão de reportagens sobre eventos de grande repercussão. Portanto, devemos ficar mais atentos, pois que por traz de alguma defesa de interesse político pela democracia, o dinheiro auferido facilmente e/ou inadequadamente, como também a manutenção das regalias no poder, são as causas principais. Nunca devemos confundir alhos com bugalhos. Devemos sim ir às ruas clamar por um melhor regime político, onde o povo tenha mais vez e voz. E a raiz de um regime sólido é aquela que possui boa sustentação pela seriedade no trato com a coisa pública que possa produzir bons frutos. Extraindo palavras da letra da canção “MEU CARO AMIGO” do Chico Buarque, que continua em evidência, enquanto há muita mutreta nos bastidores do poder pra levar a situação, o povo faz muita pirueta pra cavar o ganha-pão, fazendo muita careta pra engolir a “transação”. Confira a música dando um clique no link abaixo.

Um comentário:

  1. Concordo Dr. infelizmente a grande massa quer uma liberdade que possa haver libertinagem. Uma desculpa para poder fazer tudo sem restrição, sem respeitar o espaço dos outros, sem limites, ou seja, quem estiver incomodado que se mude. Por isso quero um país serio, um governo que cumpra as leis e exija que as leis sejam cumpridas punindo com severidade os corruptos, como o Sr. Escreveu no texto acima, "roubam e não são forçados a devolver integralmente o que roubaram da nação". Por isso devemos estar nas ruas dia 15/03/2020, não a corrupção.

    ResponderExcluir