terça-feira, 7 de abril de 2020


         PODE QUEM PENSA QUE PODE

As minhas crônicas também entraram em quarentena. Mas, de última hora, resolvi escrever esta mesmo sem os recursos técnicos que o meu computador de onde trabalho proporciona. Começo com um conselho: “Nunca subestime a capacidade de alguém. Nem da sua própria”. No transcurso do texto você saberá o porquê. Lendo o Jornal do Commercio do dia 03/04/2020, me deparei com a notícia de que “devido ao corte de 50% na contribuição em folha de pagamento para o Sistema S, a Fecomércio – Pernambuco anunciou que pode chegar ao ponto de fechar unidades do Sesc e Senac no Estado”. Pois bem, a minha esposa, que muitos a conhecem pela sua sagacidade, também fez concurso para Pedagoga numa dessas empresas por volta do ano de 2010. Passou dentro das vagas mas ESTRANHAMENTE nunca foi chamada. Agora que ela não precisa mais, pois tem dois empregos galgados também por concurso público, verifica que hoje poderia ser uma das funcionárias demitidas, uma vez que lá o regime trabalhista é pela CLT. Como diz o dito popular: “Deus sabe o que faz”. E esta entidade de luz a tem ajudado muito, até pela retidão do caráter dela.
Até os doze anos de idade ela morava no campo, ainda analfabeta. Saiu de lá para trabalhar em casa de família e para realizar o seu sonho de um dia ser uma Pedagoga. As suas patroas nunca lhes ajudaram na concretização desse sonho. Ao contrário, sempre colocavam obstáculos, ao ponto dela ter que estudar trancada no seu quarto de dormir, com a luz apagada, mas com uma lanterna acessa em cima dos livros, pois se a patroa visse a luz do seu quarto acessa, a chamava para fazer alguma tarefa seja qual fosse a qualquer hora da madrugada. Os filhos da patroa zombavam dela quando ela dizia que um dia seria uma Pedagoga. Um desses zombadores, ela encontrou muito tempo depois como o cobrador do ônibus que ela pegou para ir à Faculdade FAFIRE. Quando ela ficava de férias e voltava para o sítio onde morava, via as amigas namoradeiras, muitas delas curtindo uma gravidez indesejada, chamando-a de louca, por ela ficar o tempo todo estudando embaixo de uma árvore.
Ainda não satisfeita totalmente com os seus dois empregos, razoavelmente bem remunerados, e o seu diploma de Pedagoga, ela também fez o curso de Direito. Se caso ela chegasse a ser uma Juíza ou até como um dos ministros da justiça, tenho certeza que não seria mais uma a se envolver com escândalos. Afora os didáticos, o seu livro de cabeceira é o “PODE QUEM PENSA QUE PODE” do padre, escritor e conferencista brasileiro, Lauro Trevisan. Portanto, caros leitores, nunca duvidem de suas próprias capacidades, e não permitam que ninguém venha a duvidar da realização dos seus sonhos. Ponham sempre a FÉ e a perspicácia na frente de tudo em que pensam fazer. Aprendam a gostar da leitura e não pare de estudar. Como canção tema desta crônica, escolhi aquela que foi a música de cerimônia da formatura dela em Pedagogia: “TOCANDO EM FRENTE” de autoria de RENATO TEIXEIRA E ALMIR SATER. Como diz uma das estrofes de sua letra, devemos “Conhecer as MANHAS (das pessoas) e as manhãs (que nos proporciona sempre um novo dia para lutar)” Dê um click no link abaixo para ouvi-la, na interpretação dos seus compositores, no programa Domingão do Faustão. Mesmo com Renato Teixeira muito rouco e as irritantes opiniões do Faustão durante as apresentações dos artistas, além de alguns erros na letra da música disponibilizada no painel de Led do programa, dá para sentir a profundidade de sua mensagem.



3 comentários:

  1. Nunca subestime a capacidade de alguém. Nem da sua própria” muito bom obrigada.. adorar ler e colocar em prática és uma pessoa estraordinaria .

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudio!Venho te parabenizar pelo texto. Saiba que me tocou profundamente, pois estou começando uma empresa e os desafios são grandes. O testemunho da sua esposa me deu gás para continuar, mesmo com as dificuldades! Que você continue nos abençoando com esses textos!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cláudio, expõe muito bem suas ótimas crônicas, continue.

    ResponderExcluir