segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

ADULTO ESPERANÇA
Eu costumava colaborar com algumas entidades filantrópicas, porém, depois que tomei conhecimento pela imprensa sobre um escândalo financeiro de uma delas, não colaboro mais. Existe um instituto de deficientes no sul do país os quais fazem pinturas em cartões com pincel, sustentado pelos dedos dos pés ou com a boca e que me são enviados no final do ano com mensagens natalinas produzidas por eles e junto uma fatura para ser paga em banco. Nesse caso, eu constato que estou pagando por um trabalho digno e bonito. Esses cartões eu envio para os parentes próximos e distantes, através dos correios, mantendo a tradição de registrar por escrito essas mensagens de natal e ano novo, as quais eu entendo estarem imbuídas de maior significado e calor humano do que fazer isso através das redes sociais na internet.
Falando em entidades filantrópicas, certa vez eu vi no facebook uma sátira denominada de “Adulto Esperança”, circulando com este engraçado pedido de doação: Para doar R$700, ligue para o meu celular; R$1.500, para o meu fixo; R$4mil, eu mesmo vou buscar. Doações do exterior, não se acanhem, hablo espanhol e outras línguas. Ah! Sim, aceito também Euro e dólar. Peso, já carrego o meu. Não sou mais criança, mas ainda tenho esperança! Esperança de que um dia os inúmeros impostos que pago ao governo sirvam para dar esperança às crianças, sem precisar dessas campanhas, que não mostram detalhadamente para onde foram as doações junto aos valores doados de forma descriminada. Ser vítima de ardis não é comigo.  Falando em ardil, existe uma música do Chico Buarque que fala sobre isso, intitulada “Hino de Duran”. Confira abaixo o clipe desta canção, interpretada pelo próprio Chico, acompanhado por Herbert Vianna, ex-vocalista da Banda Paralamas do Sucesso. 

Um comentário: