sábado, 30 de maio de 2020


Volta gradual à normalidade
Os Estados e municípios já começam a se articular para tentar voltar à normalidade, através da abertura paulatina do comércio e das repartições públicas de todo o país, mesmo em meio a pandemia pelo novo coronavírus (covid-19). Precisamos aprender a conviver com esse inimigo invisível até que chegue até nós uma vacina eficaz que nos livre do contágio desse vírus. Para não sermos contaminados durante o expediente do nosso trabalho e em meio a qualquer tipo de relacionamento social, precisamos ser DETALHISTAS E CUIDADOSOS AO EXTREMO. Primeiro que tudo, devemos nos deter ao fato de que esse vírus só tem duas portas de entrada para atingir o nosso organismo: O NARIZ E A BOCA. A partir deste pressuposto, todo o cuidado ainda é pouco com o manuseio da máscara que devemos usar o tempo todo, desde a hora em que saímos até o instante em que retornamos ao nosso lar. Ao sair devemos levar duas sacolas plásticas. Uma com várias máscaras (dependendo do tempo em que passaremos fora de casa), uma vez que a cada três horas no máximo temos que trocá-las, e a outra para colocar as máscaras já usadas. Lembrando que não podemos tocar nelas, sem que antes lavemos as mãos com água e sabão e/ou com álcool gel. E essas máscaras não devem ser usadas na cabeça e no pescoço, como eu já vi muita gente usando assim.
Agora, os detalhes mais importantes: tudo o que adquirirmos e que outras pessoas já pegaram ou tocaram, tem que ser lavado com água e sabão ou mergulhado numa bacia com água e uma porção de água sanitária, como frutas e verduras, por exemplo. Depois que pegarmos em dinheiro, SEMPRE, devemos higienizar as mãos. As roupas que usamos durante o dia, devem ser colocadas num cesto de roupas sujas e NUNCA reutilizá-las ou sentar vestidos com elas no sofá ou em qualquer outro lugar da casa. Na máquina de lavar ou numa bacia, junto com as roupas, além do sabão em pó ou líquido devemos colocar uma porção de DESINFETANTE PERFUMADO. Os sapatos devem ficar no terraço ou noutro lugar recomendando às crianças e aos outros familiares que não se deve tocar neles. Durante o dia, procuremos manter distância de outras pessoas, e se alguém quiser falar conosco e não estiver usando máscara, exigir que ele coloque essa indumentária. Se formos pegar em maçanetas de carros e portas, sempre que puder passar álcool nelas e nas mãos. Tomando esses cuidados básicos, afastaremos o perigo da contaminação.


Mas, essa pandemia que nos fez e ainda está fazendo com que tenhamos uma quarentena forçada, tem causado também um bem ao nosso organismo e a natureza. Os cuidados com a higiene, recomendados pelas autoridades sanitárias, já incutiu algumas práticas na população pouco vistas antes, como o sentido de limpeza do corpo e do meio ambiente. Por isso, os rios, os mares e o ar estão menos poluídos. Passamos a gostar e a observar melhor algumas coisas que antes nos passavam despercebidas, tanto dentro do lar como noutros lugares. Particularmente, eu descobri um talento musical do meu filho mais velho que estava adormecido. Ele se revelou um bom intérprete musical, até de canções estrangeiras, quando me enviou de outro Estado onde mora, via redes sociais, um áudio onde interpreta uma música composta pela chilena Violeta Parra, intitulada “Gracias à la vida”, que fez muito sucesso aqui no Brasil na voz da cantora Elis Regina. Esta música até que cai bem para o momento atual. Sim, porque, mesmo com toda essa aflição pela pandemia do covid-19, ainda devemos dar graças à nossa vida por tudo de bom que ela nos oferece também no dia a dia e que a letra dessa canção traduz tão bem. Assista o clipe com a interpretação de Elis Regina em espanhol com a sua tradução em português, dando um clique em cima da foto dela.
youtube
                                   https://www.youtube.com/watch?v=wy9QzTgBPAU

E AGORA PARA OUVIR A INTERPRETAÇÃO DO MEU FILHO PARA ESTA MESMA MÚSICA, DÊ UM CLIQUE EM CIMA DA FOTO DELE E QUANDO ABRIR O LINK DÊ OUTRO CLIQUE NA SETA QUE VAI APARECER. NESTE CASO, VOCÊ SÓ OUVIRÁ O ÁUDIO, UMA VEZ QUE NÃO É CLIPE.  ELE APROVEITOU A LINHA MELÓDICA DA MERCEDES SOSA E PROCUROU SE APROXIMAR DA INTERPRETAÇÃO DA ELIS REGINA. ELE ACEITA QUALQUER 500 REAIS POR DUAS HORAS DE APRESENTAÇÃO.

Leonardo Vitor
 




8 comentários:

  1. Desconhecia essa aptidão de cantor, do amigo Leonardo Victor! Parabéns e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Linda música e lindo o intérprete ou quis dizer lindo a voz, com todo respeito.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!! Muito bom. Gostei. Amo a leitura e como me deleito em bons textos.

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto mais informativo, mas valeu as orientações...

    ResponderExcluir