sexta-feira, 22 de maio de 2020


O PODER DO AMOR
Todo ser humano é amado de várias formas, pelos pais, irmãos, primos, filhos, enteados, amigos, e pelo cônjuge. Não há nada mais estruturante para o nosso ego e para nos dar a força necessária de enfrentarmos os percalços da vida do que a certeza de que alguém nos ama de alguma forma. A letra de uma música francesa intitulada “Quelqu’m m’a dit” (Alguém me disse) nos leva à reflexão de que a certeza  do amor de alguém por nós nos faz esquecer das agruras da vida, e ai passamos a possuir uma estrutura psicológica inabalável diante de qualquer conflito social. Esta música de autoria da compositora e cantora francesa e ex-primeira dama da França, Carla Bruni, foi transformada em versão pela Banda de música brega pernambucana “Musa do Calypso” e fez enorme sucesso no ano do seu lançamento. Uma parte da letra original é a seguinte: “Disseram-me que as nossas vidas não valem grande coisa / Elas passam em um instante / Assim como murcham as rosas / Disseram-me que o tempo é um bastardo / Que nossas dores são só aparência / No entanto / Alguém me disse que você ainda me amava / ...Disseram-me que o destino se diverte com nós dois / Que não nos dá nada / E nos promete tudo / Parece que a felicidade está ao nosso alcance / Então a gente estende a mão e se descobre louco / ...Que nossas tristezas são só aparências /...Mas, disseram-me de verdade que você ainda me amava...”.


Uma música do compositor e cantor Chico Buarque, chamada “Cotidiano” diz em duas de suas estrofes: “Todo dia ela faz tudo sempre igual / Me sacode às seis horas da manhã / Me sorri um sorriso pontual / E me beija com a boca de hortelã /... Todo dia eu só penso em poder parar / Meio dia eu só penso em dizer não / Depois penso na vida pra levar / E me calo com a boca de feijão”. Mas, o personagem desta música não pensa somente na vida dele pra levar, ele pensa também em alguém que o ama e depende dele. Da mesma forma, os pais, os avós, os irmãos, os padrastos, os maridos e as esposas, sabem que muitos os amam e dependem da luta deles para dar um melhor rumo à vida de todos, e assim devem lançar mão da , obtendo a força de vontade necessária para continuarem as suas jornadas no cotidiano, enfrentando todo o mal que tenta lhes causar pavor.


Porém, o uso da serenidade não deixará que eles se apavorem com isso, e assim poderão encarar com naturalidade as dificuldades que lhes são apresentadas cotidianamente.  Portanto, caros leitores, não vamos ficar em polvorosa com essa pandemia pelo covid-19. Apenas tomemos os cuidados necessários para que esse vírus não nos leve mais cedo que o programado para outro plano espiritual, pois quem nos ama e a quem nós amamos, esperam de nós a serenidade e firmeza de propósito necessários nessa guerra contra o inimigo invisível. Como recomenda a música “DIVINO, MARAVILHOSO”, composta por Gilberto Gil e Caetano Veloso: “É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE / NÃO TEMOS TEMPO DE TEMER A MORTE”. Para finalizar, uma vez que citei nesta crônica a letra da música da Carla Bruni, vamos conferir a sua melodia e a tradução de sua letra para o português, assistindo ao seu clipe, o qual capturei no youtube. Dê um clique no link abaixo para assisti-lo. Disposição e serenidade para todos nós!



10 comentários: