quinta-feira, 7 de maio de 2020


O QUE DEUS TEM A VER COM AS PANDEMIAS e os desastres naturais?
Desde os primórdios da humanidade que a peste, guerra, fome, intempéries do tempo e as pandemias de toda ordem acompanha a história do homem que tem perguntado para Deus: “Por quê?”, e também “Por que eu fui uma vítima?”. Os meus pais viviam a repetir que Deus disse: “Cada um faça por si que eu farei por todos”. As pessoas não se previnem contra o perigo ou o pecado e depois, infelizmente, Deus não pode reverter à ordem natural dos acontecimentos. Ter fé nem sempre nos torna imune. Muitos religiosos vivem a fazer pedidos e a rezar repetidamente para Deus, como se ele fosse esquecido ou surdo, ao invés de fazer somente agradecimentos por ter uma vida saudável em meio à paz e por dispor do amor de um ente querido. Outros que deveriam dar o exemplo aos fies, usam a religião para obter lucros financeiros e edificar templos suntuosos que jamais lembram a vida simples que o filho de Deus, Jesus Cristo, levava.
Fazendo uma comparação entre as pandemias da humanidade e a “inércia” de Deus durante essas aflições, o médico Assuero Gomes, em seu artigo “O Silêncio de Deus”, publicado no Jornal do Commercio do dia 03/05/2020, disse em um dos períodos do seu texto: “Castigo? Pergunta-nos a consciência. Evidente que não. Um pai amoroso jamais castigaria seus filhos com tão severa pena. Afora as questões biológicas, geográficas, econômicas e sanitárias, há que se refletir sobre o desígnio de Deus. A natureza não é intrinsecamente boa, o projeto do Éden foi maculado pelo casal humano, nem intrinsecamente má, pois Deus viu que tudo era bom. A Natureza em si é indiferente, ela se autoregula. Deus não é indiferente ao humano. A humanidade caminha, na maioria das vezes, em contraposição ao projeto de Deus. A peste, a guerra e a fome são frutos dessa ruptura primordial. São frutos do pecado”. E eu complemento que essas conseqüências terminam por atingir também as pessoas inocentes que cumprem com a ordem divina no sentido de ser ter um modo de vida carnal e espiritual saudável, como uma pessoa da minha família que perdi por causa da pandemia pelo covid-19.
Em outra página do JC deste mesmo dia, a manchete de uma matéria diz mais ou menos aquilo que já abordei em outra crônica: “O isolamento social deixou os animais mais à vontade. Menos gente nas ruas, menos poluição, eles reocuparam seus espaços: na área urbana, no ar e no mar”. Isso prova que o ser humano é um predador da natureza que Deus nos deixou. O isolamento social também está fazendo os religiosos cumprirem com o que sugeriu o nosso Senhor Jesus Cristo: “Quando quiseres orar, te tranca em teu quarto que Deus que está nos céus te ouvirá”. Quem deve estar em polvorosa com esse cumprimento são os líderes daquelas igrejas que praticamente tomam os recursos financeiros dos seus paupérrimos fieis sob o manto do dízimo. Assisti a um deles na televisão anunciando falsos relatos que uma água benzida por ele estava curando os seguidores da sua igreja do covid-19. Na minha terra isso é charlatanismo com pena de prisão. Como estamos no país do “PODE TUDO”, fica por isso mesmo. Portanto, o que Deus tem a ver com o covid-19? Temos que reconhecer que NADA! O homem é que não sabe zelar pela sua vida e o fruto desse erro também atinge àquelas pessoas que vivem em harmonia com o meio ambiente e com a sua consciência do dever cumprido. Mas falando no filho de Deus, existe uma belíssima música que não cita o nome dele, mas sabemos que se trata de Jesus Cristo. Esta canção é de autoria do compositor e cantor Antonio Marcos e fez um enorme sucesso em 1973, ano em que foi gravada. Dê um clique em cima do link abaixo para conferir.

12 comentários:

  1. Gostei da crônica. Foi pertinente e equilibrada para um assunto tão delicado.

    ResponderExcluir
  2. Com muita propriedade nas palavras, a realidade da página na história da humanidade

    ResponderExcluir
  3. Realmente Deus não tem nada haver com a pandemia e outros males quaisquer!
    Na minha opinião esse vírus foi criado em laboratório Chinês, expandido para o mundo, em forma de uma terceira guerra mundial não declarada com todas as letras... E o pior, eles (Chineses) ganham milhões com isso, e ainda empobrecem os outros países.

    ResponderExcluir
  4. Tudo muito lindo e verdadeiro desde a crônica até a música.

    ResponderExcluir
  5. Grande realidade e verdadeiro. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns só verdades em suas palavras

    ResponderExcluir
  7. Música linda parabéns só verdade

    ResponderExcluir
  8. " O HOMEM É O PREDADOR DA NATUREZA QUE DEUS NOS DEIXOU." SÓ ISSO VALEU A CONCEPÇÃO DESSA CRÔNICA...PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  9. A nossa vida é mesmo um grande historia. E o segredo da felicidade estar nas pequenas coisa. que as vezes não enxergamos. parabéns por essa leitura tão rica e com muita aprendizagem.tenha um bom dia.

    ResponderExcluir