sexta-feira, 19 de junho de 2020

Vida boa
Neste dia, 21 de junho de 2020, completo 69 anos. Aprendi durante o meu curso de Psicologia que quando você envelhece, lembra dos fatos antigos e esquece os mais recentes. Porém, até agora, eu tenho me recordado desses dois tempos, e em nenhum desses momentos me lembro de ter reclamado muito da vida. Não tenho pedido muita coisa a Deus. Só agradecido. Para você, o que é uma vida boa? Casa luxuosa, carrão na garagem, badalações, roupas e calçados de grife, cardápios de primeira, variados a cada dia? Para mim, uma vida melhor é aquela que pode lhe proporcionar uma qualidade de vida que nem sempre se baseia em luxo e muito dinheiro. Você pode possuir tudo isso, mas se são vivenciados em meio a barulho, poluição ambiental, estresse de trânsito caótico todos os dias, preocupações com as receitas e despesas, problemas familiares, brigas com o cônjuge e filhos, consciência pesada por ter adquirido a fortuna de forma delituosa (não confundir com os desacertos de certos políticos que não ligam pra isso), etc., não representa qualidade de vida. Portanto, desde a infância, eu considero que tive uma vida boa, de forma honesta e sem grandes ambições, mesmo em meio à convivência com a pobreza extrema de alguns parentes que ao mesmo tempo eram ricos. Eu explico o porquê, a seguir.

Na minha infância e adolescência eu pude sentir de perto o que é uma vida boa, como também a que estou vivenciando atualmente, pois sei, estrategicamente, me esquivar dos problemas. O principal segredo é simples, procurar não se endividar, dormir e acordar cedo, e antes do raiar do sol, sair de casa, seja para trabalhar, fazer compras ou viajar. Lembre do conselho da sua avó: “Deus ajuda a quem madruga”. Desde os meus 14 anos de idade, enquanto parentes e amigos curtiam as suas férias em lugares agitados, cheio de badalações, eu ia me deleitar com a tranquilidade do campo em CAMARAGIBE ou SURUBIM. Naquela época esses dois municípios eram pouco habitados e com muitas estradas ainda carroçáveis. Para se ter uma ideia, uma viajem de RECIFE à SURUBIM durava dez horas e a maioria das estradas não tinham asfalto. Na mata de CAMARAGIBE, corria um rio de águas caudalosas e límpidas, e nos lugares onde havia mais de dois metros de fundura eu e os primos podíamos avistar uma moeda lá no fundo do seu leito, a qual, nós apostávamos quem mergulharia e a pegaria por primeiro. Portanto, a sua limpidez era algo impressionante. A casa desse primo era feita de barro e chão batido, mas ao redor existia a melhor das riquezas, espalhadas em vários hectares de terra, com centenas de plantações de macaxeira e fruteiras, açudes com peixes de toda qualidade, fogão à lenha que preparava deliciosas refeições, etc.
Em SURUBIM, terra da vaquejada, onde foram iniciados os primeiros rodeios da história desse certame em Pernambuco, moravam os meus tios nos lugarejos denominados “Capim” e “Cai-Ai”. Neste último, distante aproximadamente três léguas do centro da cidade, eu ajudava aos primos nas tarefas do campo, como roçar mato, carregar água da cacimba para encher as jarras e quartinhas, além de plantar e colher algodão. Dos capuchos de algodão nos retirávamos as suas sementes. O algodão nós vendíamos na fabrica de tecido e a semente na fábrica de óleo que existiam nessa cidade. Um amigo do meu tio tinha uma bodega (venda) e um jumento. Todos os sábados eu o ajudava na compra de mantimentos para esse seu estabelecimento comercial que ele buscava na feira de SURUBIM. Na ida eu podia ir montado no jumento, mas na volta ele vinha carregando muita mercadoria pesada e assim eu o acompanhava a pés. Porém, essa lida do campo, essas viagens a pés ou cavalgando em cima desse animal, respirando aquele ar puro do lugar, curtindo o cantar dos pássaros pelo caminho silencioso das estradas cheias de árvores, se tornavam num prazer, pela diversão sadia que me proporcionava. Ainda hoje, os calos que orgulhosamente tenho nas mãos, deixaram registrados esses bons momentos.
No sítio dos meus primos em CAMARAGIBE, além dos gostosos banhos de rios de águas translúcidas, onde avistávamos peixes coloridos, a gente também plantava e colhia macaxeira, pescava nos açudes e lagoas, colhia e saboreava na hora as frutas tiradas do pé e passeava por dentro da mata, sem nenhum receio de qualquer tipo de perigo. Já no centro de SURUBIM a família PESSOA, tendo como matriarca dona Xanda, me acolhia em sua casa como se eu fosse da família. Ainda hoje considero os seus membros como PRIMOS POSTIÇOS. O professor Naércio (que editou um livro sobre a história dessa cidade),  Manoelzinho (ambos “in memoriam),  as professoras NATÁLIA, Grijalba e Gerusa, zezinho da padaria cristal, local onde eu ia pegar pães quentinhos de manhã cedo,   roberto PESSOA (hoje promoter da cidade). Manoelzinho, mais conhecido como “Gradim”, saia comigo pelos bares dessa cidade com um enorme gravador  no ombro, ouvindo nas alturas o cantor PAULO DINIZ. Quando o time dele ganhava (SANTA CRUZ) ele gravava através daquelas antigas fitas cassetes os momentos dos gols, e ao chegar junto da galera torcedora adversária, aumentava o volume com o locutor berrando: “Gooool do Santa Cruz!”. Não sei como ele não era agredido. Imaginem se essa afronta fosse hoje. Esse seu apelido foi colocado pela galera que gostava de futebol, porque o nome do Técnico do SANTA CRUZ naquela época era GRADIM. 
Hoje ainda posso reviver esses momentos saudáveis (com exceção do rio da mata de Camaragibe, pois a humanidade podre local o entupiu de lixo), quando, junto à esposa, filhos e netos, vou me divertir num clube de campo ou numa praia semi deserta ou ainda naquelas horas agradáveis que passo com esse primo que considero igual a um irmão, o qual morava antigamente numa casa de taipa em CAMARAGIBE e hoje possui um casarão de três andares com piscina em Olinda, lugar onde os meus netos se esbaldam em alegria ou, então, nos bons hotéis de SURUBIM, oportunidade em que aproveito para fazer uma visita ao prédio residencial dos meus primos postiços, pois os meus tios já partiram para outra vida.  Atualmente eu moro num dos lugares mais altos do meu bairro, numa casa bem simples, mas de onde podemos avistar o mar, com alguns pés de fruteira ao redor que pela manha os pássaros vêm cantar, e por estar num clima de montanha as muriçocas não gostam de ir lá nos visitar. Durante todos os 365 dias do ano, ainda temos um "AR CONDICIONADO NATURAL", ao abrirmos as portas e janelas, ocasião em que lembro aquele filme clássico "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES". Para completar, mora comigo uma mulher amorosa, honesta e digna que me ama. O que mais posso desejar?
Portanto, tratando-se do que podemos chamar de VIDA BOA, seja vivida no campo ou na cidade, antigamente ou atualmente, termino esta que é a minha última crônica, finalizando assim este que considero o meu livro virtual, ao completar 128 textos, com uma canção tema que também se intitula “VIDA BOA”. Esta música foi gravada por uma dupla que nunca deveria ter sido desfeita, uma vez que problemas de fórum íntimo não deveriam interferir em parcerias ou negócios. Além do mais, os seus componentes representavam e defendiam a VERDADEIRA MÚSICA SERTANEJA. Era uma das poucas duplas sertanejas que fazem referência em suas músicas, dessas coisas boas vividas no campo. Estou falando de VICTOR E LÉO.  Clique no link abaixo para conferir a sua letra e as belas paisagens daquilo que eles falam na canção. 

31 comentários:

  1. Parabéns pela bela cronica e pelo seu aniversário!
    MUITAS FELICIDADES E BÊNÇÃOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu aniversário e sua crônica! Belo relato. Feliz domingo com alegria!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu aniversário e por sua crônica. Feliz domingo de festa virtual de aniversário!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, painho. Linda vida. Orgulho do pai honesto e simples que tenho. Feliz aniversário, vida longa ao meu pai. Te amo 🥰

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cláudio! Deus te conceda muita saúde e ilumine sempre seus caminhos.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Parabéns Cláudio .sem palavras ....muito lindo impressionante não me canso de ler .muito bom Deus lhe ajude sempre. Adorei as Crônicas obrigada

      Excluir
  6. Belíssimo trabalho Deus abençoe cada dia que tua vida de vocês em nome de Jesus seja abençoado pelo nosso Deus Bom dia Deus abençoe meu amigo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sr Claudio!!Muita sabedoria nas suas palavras com muita verdade👏👏👏
    Essa música maravilhosa 👏👏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Felicidades e parabéns pelas crônicas.
    Psrabéns pela passagem do seu aniversário.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!! Me trouxe conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu aniversário, pela crônica tbm. A musica é linda👏👏👏👏👏😂

    ResponderExcluir
  11. Crônica linda. Me relembrou toda minha infância. Música linda, paisagens maravilhosas.
    Deus te abençoe c mtos anos de vida.
    E qndo vim a Surubim ,venha me fazer uma visita. Acho q vc conhece meu esposo, Fernando Aguiar( Fernandao). Será um prazer recrbe-lo em nossa humilde residência.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Primo Postiço, realmente você fala de infância invejável, onde os valores eram outros. A vida na cidade pequena era cheia de pureza, honestidade e respeito. Não tínhamos vaidade de conhecer a Europa etc... A natureza era a maior riqueza. Portanto agradeço sua homenagem a família Pessoa. E estamos até hoje amigos para sempre. Parabéns! Breve iremos está a beira da piscina ouvindo aquela seresta. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Grijalba Pessoa. Texto acima escrito.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns querido, é muito enriquecedor cada parte das suas crônicas.
    Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  15. É isso amigo, parabéns pelo seu dia e por nos presentar com essa bela crônica. Deus te abençoe sempre e te proteja

    ResponderExcluir
  16. Bom dia meu amigo
    Costumo dizer que as melhores coisas da vida da gente está na simplicidade,independentemente do que se tenha,tive uma vida com meus pais muito simples ,porém proveitosa.
    Lembro da minha infância com muito orgulho e satisfação.
    Hoje me baseio na vida que tive é levo a minha vida da melhor forma.
    Amo a vida e os que me rodeiam.
    Um grande abraço fraterno pra vc é aos seus.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, ótimo conteúdo 👏👏👏

    ResponderExcluir
  18. Muito boa,essa crônica, tambem me lembrou um pouco da minha infância. Que falta faz ou tempo bom. Parabéns.👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Bela crônica Eu só tenho a agradecer a Deus por minha criação seja ela no interior local q amo ou na cidade Sempre fui bem vivida Percalços da vida são inevitáveis
    Obrigada 🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  20. Revi através da sua crônica a minha infância num sítio em paulista na entrada da pra .Hoje Maranguape.
    Essa música reverencia a nossa vida nessa época. Graças a Deus só tenho tb á agradecer.
    Parabéns Que Deus abençoe VC e seis familiares. Abracos.

    ResponderExcluir
  21. emocionante, parabéns, bom início de semana p vc e sua família!!

    ResponderExcluir
  22. Leve e interessante seu texto, gostoso de ler! Parabéns! Lembrou minha infância na fazenda em Gravatá, os banhos de rio, saudades!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns amigo, ótimo seu trabalho, muito interessante.
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Ótimo domingo para você e família 🙏

    ResponderExcluir
  24. Olha eu aqui. Parabéns pelo conteúdo. Vou ler com bastante atenção e apreciação 🙏🌹👏👏

    ResponderExcluir
  25. Amei ler todo o texto! Obrigada por nos proporcionar uma excelente reflexão a nível do que realmente seria uma "VIDA BOA". Parabéns!

    ResponderExcluir