quinta-feira, 25 de março de 2021

AS VANTAGENS DE USAR ETANOL NO SEU CARRO

O Jornal do Commercio de Pernambuco, Brasil, de 25/02/2020, publicou na coluna “Voz do leitor”, a minha conclamação aos motoristas para fazer um lockdown à gasolina, usando somente o ETANOL, derivado da cana-de-açúcar, o que deixará o meio ambiente mais limpo do dióxido de carbono e outros venenos mais jogados no ar pelos veículos movidos à gasolina e óleo diesel, deixando assim um MUNDO MENOS POLUÍDO para os nossos FILHOS E NETOS, agora e no futuro. Eu perguntei ao dono da oficina onde faço as revisões do meu carro, se é verdade que o uso constante do ETANOL resseca as peças do motor, como dizem os boatos. Ele respondeu que, pelo contrário, o ETANOL evita a carbonização e faz o motor ficar mais potente, desenvolvendo uma maior velocidade do veículo. Agora, em vista disso, é preciso que o motorista pise menos fundo no acelerador. Esteja sempre observando o TACÔMETRO (aquele relógio que existe na parte esquerda do painel), para que o ponteiro não passe de 2 (dois). Ele mede a rotação por minuto e quando você passa a marcha errada e força muito o motor, ele ultrapassa os números 3, 4, 5 e ai por diante, significando que você está consumindo muito combustível.

Eu possuo um Voyage modelo 2020, 1.6 e estou fazendo aproximadamente 13km/Litro de ETANOL no trânsito da cidade. Conforme instruções técnicas, aos 40km/h eu já engato a 4ª marcha e aos 50km/h, a quinta. E nunca passo dos 80km/h, e assim observo que no TACÔMETRO a medição de rotação por minuto NÃO PASSA de 2 (dois).  Essas RÁPIDAS trocas de marchas também não são reclamadas no painel de RECOMENDAÇÃO DE MARCHA (somente para carro de transmissão manual) onde aparece uma seta PARA CIMA, recomendando que você engate imediatamente a marcha seguinte OU uma seta PARA BAIXO, orientando-o que você reduza para marcha de força. Outras dicas para você reduzir o consumo do seu carro são: Calibrar os pneus quinzenalmente; como já mencionei acima, evitar altas rotações e acelerar suavemente, principalmente com o motor frio; manter os vidros fechados, evitando ficar desligando e ligando constantemente o ar condicionado, e não conduzir o veículo com a marcha em “ponto morto”.

Agora é só encher o tanque com ETANOL que o motor do seu carro e a NATUREZA agradecerá. E agora vamos VIAJAR por ai, cantando a música que é um incentivo à VIAGEM aos lugares conhecidos e desconhecidos do nosso planeta, e não deixa de ser uma homenagem ao nome do meu carro. A canção “VOYAGE, VOYAGE”, ficou no topo das paradas de sucesso musical em praticamente todo o mundo entre 1986 e 1988, sendo um dos ícones dos anos oitenta e foi gravada pela cantora francesa, de origem checa, Claudie Fritsch-Montrop, mais conhecida pelo nome artístico DESIRELESS.

O clipe musical que escolhi com esta canção também mostra que há lugar para todo o ser vivente em nosso planeta, inclusive para os insetos, germes, bactérias, vírus, se soubermos exercitar adequadamente a arte da convivência. Ouça agora esta linda melodia e veja a sua letra, traduzida para o português, dando um clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário