quinta-feira, 19 de novembro de 2020

CORRELAÇÃO ENTRE  as músicas do ELTON JOHN, A MINHA FILHA, E OS NOSSOS ANCESTRAIS

O JORNAL DO COMMERCIO do dia 18 de novembro de 2020 dedicou uma página inteira e fez uma referência na folha de rosto do seu primeiro caderno à comemoração do compositor, cantor e pianista, ELTON JOHN, sobre os seus 50 anos de parceria com BERNIE TAUPIN, lançando caixa de jubileu com oito discos que totaliza quase 10 horas de música com as suas canções antigas e novas composições que está à venda nos formatos digital, CD e vinil. O seu trabalho fonográfico é de excelente qualidade e algumas de suas canções se tornaram trilhas sonoras de filmes e novelas. Realizado em 25 de novembro de 1995, o segundo show de Elton John no Brasil realizado na Gávea (RJ) para 30 mil pessoas, encerrava a bem sucedida turnê do álbum Made In England. O célebre pianista britânico também se apresentou em São Paulo no Estádio do Ibirapuera, um dia antes, marcando seu primeiro show no país. Atrás dele um telão de Led mostrava as letras das suas canções traduzidas para a nossa língua, mostrando o nível de suas mensagens. Em sua carreira de cinco décadas, Elton John já vendeu mais de 300 milhões de discos, tornando-o um dos músicos de maior sucesso no mundo.


Duas de suas fabulosas canções me remetem a pormenores do meu passado com a minha filha e da minha visão quanto aos meus ancestrais e do nosso apego às coisas materiais. A primeira, BLESSED (Abençoado) fala na expectativa de um pai pelo seu filho que ainda não nasceu e que desde já ele o abençoa. Ela me remete a história da minha filha que cresceu longe de mim e que eu não pude acompanhar o seu crescimento, mas que em todo o tempo que passei ausente, rezava e pedia a Deus para que ele a abençoasse e que ela realizasse todos os seus sonhos. E fui atendido, uma vez que ele coroou de êxito os seus esforços sobre-humanos para que hoje fosse uma das melhores cardiologistas do Estado onde mora, tendo assim realizado o sonho dela quando criança de tornar-se uma grande médica quando crescesse. Confira o clipe desta canção, com a letra traduzida para o português, dando um clique no link abaixo e depois dele assista ao outro.

A outra música que me toca os sentimentos e sei que tocará os de milhões de pessoas no mundo é EMPTY GARDEN (Jardim Vazio) que indaga as mesmas coisas que tenho perguntado a mim mesmo quando encontro uma casa abandonada com jardim sem cuidados, quando ele diz na sua letra: “O que aconteceu aqui / enquanto o pôr-do-sol de Nova Iorque desaparecia? / Eu achei um jardim vazio, entre as calçadas ali / Quem viveu aqui? / Ele deve ter sido um jardineiro que se preocupava / Que arrancou as lágrimas e cultivou boa colheita / E agora tudo parece estranho / É engraçado como um inseto estraga tanto a semente / E para quê, este pequeno jardim vazio / jardim vazio perto da porta de arenito? / E nas rachaduras da calçada nada mais cresce...”. Esta canção me transmite uma sensação de perda de um passado que não foi meu igualmente a impressão deixada por aqueles filmes antigos, mostrando os sofrimentos dos nossos antepassados que lutaram com suor e sangue para que tivéssemos uma vida melhor em nossa época. Eu agradeço a todos eles e peço a Deus que lhes dê uma vida em outro plano espiritual somente de regozijo. Essa observação do Elton, deixa-me também a meditar sobre o fato de que sempre nos agarramos com tanta ansiedade e às vezes até ganância aos nossos patrimônios, que nos esquecemos que eles só são nossos provisoriamente, os quais no futuro poderão estar abandonados como essa casa e o jardim vazios da canção, e poderão ser apreciados por quem sentirá essa mesma bucólica sensação de vazio, ao tentar imaginar quem foram os seus donos e porque tudo está ao relento(?). Veja o clipe e a letra da música, dando um clique no quadro do vídeo abaixo:








Um comentário: